O Secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, realizou neste sábado (09/04) a entrega do novo caminhão de Coleta Seletiva para a cidade de Areal, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O veículo ajudará o município na implantação da segunda fase do Programa de Coleta Seletiva, que tem como objetivo ampliar o atendimento, atingindo também a área rural e os distritos mais distantes da zona urbana.
Atualmente, Areal apresenta uma das melhores marcas de coleta seletiva do país, retirando 12% de reciclado do resíduo urbano total. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juvenal Brasil, com a chegada do novo caminhão, a expectativa é que 100% do município seja atendido pelo programa e que a porcentagem do resíduo reciclado seja ainda maior.
“Hoje, a coleta seletiva cobre 100% da área urbana, mas não chega a 100% de área total. O caminhão doado pela Secretaria de Ambiente possibilitará essa cobertura de todo o município com coleta seletiva”, revelou.
Integrante da Cooperativa Luz do Sol, responsável pela separação dos resíduos, a moradora Ana Paula também comemorou a chegada do caminhão.
“Estou muito feliz com essa entrega. Com certeza vai contribuir bastante para o nosso trabalho”, disse a cooperativada que atua há um ano e quatro meses no projeto.
Segundo o Secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, a coleta seletiva é uma ação positiva para todos os setores da sociedade. Ao mesmo tempo em quem gera emprego, a separação dos reciclados evita que um grande volume de material reaproveitável chegue de forma indevida aos aterros sanitários.
“Isso aqui é um jogo de ganha-ganha. Ao invés de nós estarmos impactando mais ainda o meio ambiente, estamos evitando que esses materiais cheguem sem seleção aos aterros. Nós estamos gerando renda com eles, melhorando a renda das pessoas e criando novas oportunidades”, analisou.
Após a entrega do caminhão para coleta seletiva, o secretário André Corrêa acompanhou a inauguração da nova Estação de Transferência de Resíduos Sólidos de Areal. A instalação deve receber o material que será destinados ao aterro sanitário de Sapucaia, através de uma parceria entre as duas prefeituras, e poderá equacionar a questão do destino final de resíduos sólidos urbanos da cidade.
De acordo com o prefeito Flávio Bravo, a Estação de Transferência de Resíduos Sólidos será de extrema importância para a região, pois é através do somatório de pequenas ações que se dá o respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.
“São essas pequenas coisas que vão realmente fazer a grande diferença no futuro. São coisas que vão nos permitir trabalhar respeitando o meio ambiente e garantir a qualidade de vida da nossa população”, declarou.
Com 24 anos completados neste domingo (10/04), o município de Areal está localizado da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e abriga pouco mais de 11 mil habitantes.