Veículo será utilizado pela Cooperativa para trabalhar resíduos sólidos
A cidade de Petrópolis recebeu da Secretaria de Estado do Ambiente, no dia 9 de maio, um caminhão baú para a coleta seletiva. O veículo chega sem custos ao município, já que foi uma doação, após a cidade ter alcançado metas propostas pelo Estado sobre destinação de resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. Os critérios foram, estabelecidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam
O novo caminhão é maior e, diferente dos outros utilizados para a coletiva seletiva, é fechado, permitindo um melhor acondicionamento do material reciclável, sem que haja perdas pelas ruas, possibilitando também uma melhor separação dos materiais. Além disso, possui espaço para os empregados.
O caminhão foi entregue pelo superintendente regional do Piabanha (Suppib/Inea), Alexandre Becker, ao prefeito Rubens Bomtempo e ao presidente da Comdep, Leonardo França. Becker estava representado o secretário de Estado de Ambiente, André Corrêa.
“Desejamos que o caminhão seja bastante utilizado pelo município. E uma coisa que eu sempre brinco é que a matemática dos resíduos sólidos é diferente da matemática dos sinais. Na matemática dos sinais, mais com mais dá mais, e menos com menos dá mais. Já na matemática dos resíduos sólidos, é diferente, porque mais coleta seletiva com mais reciclagem dá menos ocupação do aterro sanitário. O que significa um tempo de vida útil muito maior dos nossos aterros sanitários. E a questão do aterro sanitário é um problema não só de Petrópolis, mas de todos os municípios brasileiros”, disse Becker.