A ideia é mobilizar a população diante da escassez hídrica
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) está promovendo uma campanha de conscientização para a importância do uso racional dos recursos hídricos nesta quarta-feira (03/06). O objetivo do projeto Uma Hora pelo Rio Paraíba do Sul é mobilizar a população para que interrompa a utilização de água por uma hora, numa atitude solidária diante da situação de escassez hídrica que a bacia enfrenta.
De acordo com o presidente do Ceivap, o secretário André Corrêa, o projeto será uma ação integrada nos municípios da área de abrangência da bacia do Paraíba do Sul, nos estados do Rio, Minas e São Paulo. A região, fundamental para o abastecimento de água de grande parte do estado, incluindo a Região Metropolitana, enfrenta um dos períodos hidrológicos mais severos de sua história.
- A proposta é que todos os segmentos da sociedade deixem de usar a água por uma hora, seja nas residências, instituições públicas e privadas, espaços comerciais ou empresas, para reforçar a importância da preservação e economia de água na Semana do Meio Ambiente – afirmou André Corrêa.
Também nesta quarta-feira, a Agência de Bacia (Agevap), que atua como secretaria executiva do Comitê, promove quatro palestras em sua sede, em Resende, com o tema Gestão de Recursos Hídricos e o Uso Consciente da Água, para alunos de colégios da rede estadual de ensino, do Sesi e do Senai.