Estudantes portadores de necessidades especiais da Escola Rynalda Rodrigues da Silva, em Maricá, na Região Metropolitana, participaram na manhã desta segunda-feira (21/09) de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. A atividade é parte da programação do Dia da Árvore da Superintendência Regional Baía de Guanabara do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maricá.
De acordo com o superintendente regional, Paulo Cunha, os alunos receberam mudas de Ipês, fornecidas pelos hortos florestais do Inea, e a reação dos alunos não poderia ser mais gratificante:
- Desde o momento da nossa chegada a alegria estava estampada no rosto dos alunos, que nos receberam com abraços, beijos e pedidos de fotos. Além das mudas, o que plantamos e recebemos mesmo foram sementes de amor e carinho – afirmou.
A programação do Dia da Árvore do Inea em Maricá incluiu a distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e sacolas biodegradáveis na Praça Orlando de Barros Pimentel. A praça vai receber a exposição fotográfica da arquiteta e urbanista Renata Gama, com imagens da flora e da fauna do município.
Em Niterói, o Parque Estadual da Serra da Tiririca promoveu à tarde plantio de mudas nativas e trilha ecológica no Monte das Orações, em Várzea das Moças, em parceria com alunos do Colégio Colabore e Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (Preserv).
No domingo (20/09) pela manhã, em Itacoatiara, a Superintendência e o parque promoveram um mutirão para a limpeza e plantio de mudas na Restinga, com a participação da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara. Banhistas e vendedores ambulantes, além de motoristas que circulavam nas imediações, receberam sacolas de lixo biodegradáveis.
Fonte: Ascom SEA/Inea