Foi realizada em Teresópolis na tarde desta sexta-feira, 8/11, a assembleia geral extraordinária do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) com participação do Deputado André Corrêa. O encontro teve como objetivo apresentar o convênio Petrobras/AD-Rio/Conleste para o fortalecimento institucional do consórcio na gestão de projetos estratégicos.
Neste acordo, a AD-Rio (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro) se compromete a auxiliar os municípios da área de influência do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) a elaborar projetos estruturantes com vistas à captação de recursos, junto ao Governo Federal, para a sua execução.
Para o Deputado André Corrêa, o Comperj é o maior investimento em curso no Brasil. “Ele é fundamental para o país, do ponto de vista da nossa autossuficiência, na área de combustíveis, refinaria e petroquímica. E investimentos desse porte fazem crescer muito as cidades. A importância do Conleste é justamente coordenar esses esforços, na área de meio ambiente, saneamento, qualificação profissional. A cada dia estamos mais forte”, disse.
Durante a reunião, o acordo de cooperação apresentado pelos representantes da Petrobras foi aprovado por todos os presentes.
Além do Deputado André Corrêa, o evento teve a participação do presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, acompanhado pelo prefeito Arlei, de Teresópolis, que é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal. Também participaram da assembleia o diretor geral Álvaro Adolpho e os prefeitos de Guapimirim, Tanguá, Nova Friburgo e Rio Bonito, bem como os representantes dos municípios de Magé e Araruama.
De acordo com Helil Cardozo, o convênio feito com a Petrobras visa o fortalecimento do grupo e dá toda uma estrutura ao Consórcio para gerar um núcleo de qualificação de pessoal para elaboração de projetos. “Queremos levar esses projetos à Brasília, para que possamos receber todos os benefícios que a União tem para nos oferecer”, afirmou.
O consórcio
O Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense – é uma associação de municípios criada para obter contrapartidas da Petrobras para a região, por conta da implantação do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
Reúne os municípios de Itaboraí, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.
Em articulação, os municípios definem as principais demandas da região, priorizando as áreas de saneamento básico, habitação, saúde, transporte, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança, educação, turismo e recursos hídricos. As reivindicações são listadas por especialistas nos grupos de trabalho de cada município.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Teresópolis