Notícias

Você está aqui

Centro de Atendimento ao Empreendedor passa a funcionar na Prefeitura

Centro de Atendimento ao Empreendedor passa a funcionar na Prefeitura

Clique e ouça a matéria em áudio.

Publicado no NETDIARIO e edição impressa do Diário de Teresópolis em: 24/03/2025

Espaço garante um acesso facilitado dos serviços necessários aos empreendedores locais.

Maria Eduarda Maia / NETDIARIO
Foto: Juliana Ludwig / O Diário

Nesta sexta-feira (21), foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Empreendedor de Teresópolis, o CAE, no Palácio Teresa Cristina, sede da prefeitura. A iniciativa é resultado do Termo de Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ). Instalado em área anexa à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, no primeiro piso da prefeitura, o órgão oferece um atendimento gratuito aos empreendedores, agregando significativamente para a economia do município.
O órgão oferece atendimento gratuito aos empreendedores hipossuficientes, ou seja, aqueles que têm poucos recursos econômicos. São oferecidos todos os serviços que o microempreendedor individual (MEI) precisa, como baixa em CNPJ, situação cadastral da empresa, distrato, orientações e informações sobre o MEI, certidões online, entre outros serviços da JUCERJA. O órgão funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

A procura vai aumentar ainda mais e isso vai ser muito importante para a população”, destacou o coordenador geral dos CAEs no Estado do Rio de Janeiro, Paulo Cunha.

O CAE Teresópolis funcionava em outro local, na Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL), já impactando positivamente no município, mas desde que o órgão foi para a prefeitura os atendimentos tiveram uma alta, tendo só no neste mês de março mais de 250 atendimentos. “Tenho a certeza de que a medida que isso for divulgado, que o microempreendedor e o empresário hipossuficiente souber que estamos funcionando aqui na prefeitura, vai aumentar ainda mais esse impacto e isso vai ser muito importante para a população”, destacou o coordenador geral dos CAEs no Estado do Rio de Janeiro, Paulo Cunha, em entrevista à Diário TV.

Veja a matéria da Diário TV acessando ao link abaixo:

Eu fico muito feliz de ver essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Teresópolis para apoiar o empreendedorismo”, declarou o deputado André Corrêa.

Crescimento da economia
Para o Prefeito Leonardo Vasconcellos, a instalação do Centro de Atendimento ao Empreendedor na prefeitura contribui de maneira significativa para o município e sua economia. “Este centro aqui demonstra que a casa do povo é a prefeitura. Receber o CAE demonstra que para quem quiser empreender e crescer é só vir. Se legalize e vai ser feliz vendendo dentro do seu comércio, da sua atividade. A gente quer isso: uma cidade próspera para todo mundo”, declarou Leonardo, enfatizando que o serviço é de fácil acesso e de graça, onde o empreendedor local será orientado, tendo condições para crescer no ramo.
O vereador Marcos Rangel, um dos incentivadores deste projeto, ressaltou que esta parceria é muito importante para o empreendedor local. “Aqui será possível atender aquele empresário e empreendedor que não tem condições. Não adianta você ter uma cidade com 50 mil empresas abertas se elas não estiverem em pleno funcionamento”, afirmou, frisando também que o espaço irá trazer mais justiça social ao pequeno empreendedor e ao MEI, que são em grande quantidade no município e precisam desse suporte técnico.

Receber o CAE demonstra que para quem quiser empreender e crescer é só vir”, pontuou o prefeito Leonardo Vasconcellos.

Participação federal
Peça importante na instalação do Centro de Atendimento ao Empreendedor, o deputado estadual André Corrêa, que foi o mais votado em Teresópolis, declarou que o local fortalece a economia local, gerando renda, trabalho e prosperidade para o município. “Eu fico muito feliz de ver essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Teresópolis para apoiar o empreendedorismo. A grande força de trabalho e de emprego da cidade e do Brasil é o pequeno e microempreendedor, que são os que mais geram emprego, têm mais dificuldades de formação e para se legalizar”, disse.

As pessoas chegam aqui, se informam, montam suas empresas e colocam em prática as suas visões de trabalho e de vida”, pontuou o secretário municipal de Trabalho, Gilson Barbosa.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Gilson Barbosa, o CAE gera um grande avanço na mão de obra, no profissionalismo e no empresarial. “As pessoas chegam aqui, se informam, montam suas empresas e colocam em prática as suas visões de trabalho e de vida”, pontuou o secretário, que também disse que o espaço irá trazer uma riqueza social de maneira muito positiva para a cidade.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin