Notícias

Você está aqui

Secretário André Corrêa entrega diploma para participantes de projetos socioambientais

Secretário André Corrêa entrega diploma para participantes de projetos socioambientais

Cursos são destinados à capacitação profissional como foco em sustentabilidade

Um desfile de moda, com roupas e acessórios produzidos, a partir, restos de tecidos, jeans surrados, CDs e banners descartados,  e uma degustação de receitas da gastronomia sustentável marcaram a cerimônia de formatura dos 1.173 alunos dos Projetos Fábrica Verde, EcoModa e EcoBuffet, Comunidades Verdes e TV Verde nesta terça-feira (13/01), no Teatro João Caetano, no Centro. Desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Ambiente, os cursos oferecidos em 37 áreas carentes do Estado do Rio são destinados à capacitação profissional com foco em sustentabilidade para moradores de comunidades pacificadas ou em situação de vulnerabilidade social. O evento contou com as presenças do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
 
O Fábrica Verde, que capacita jovens em montagem e manutenção de computadores, a partir de lixo eletrônico, diplomou 430 alunos dos núcleos de 14 comunidades, das quais cinco  com UPPs: Balança, em Botafogo; Chacrinha, na Tijuca; Rocinha, em São Conrado; Vidigal, no Leblon, e Vila Kennedy, na Zona Oeste da cidade. Desde que foi lançado, em 2012, o Fábrica Verde já capacitou 1.529 moradores de áreas carentes do Rio. No total, foram montados 904 computadores doados a 26 telecentros comunitários.

O EcoModa oferece qualificação em moda sustentável, com a utilização de restos de tecidos e outros materiais recicláveis. Receberam os certificados 333 alunos dos cursos ministrados em 12 áreas carentes, das quais duas com UPPs (Complexo do Alemão e Fogueteiro, em Santa Teresa) e uma em ocupação (Complexo da Maré). Desde a sua criação, em 2012, o EcoModa já qualificou para o mercado de trabalho  1.189 pessoas.

Também receberam os diplomas 353 formandos do EcoBuffet, que ensina técnicas de culinária sustentável, com o aproveitamento total dos alimentos (cascas, talos e raízes). O projeto tem núcleos em 13 áreas carentes, das quais quatro em comunidades pacificadas: Chacrinha, na Tijuca; Jacarezinho, Penha  e Copacabana. Criado em 2013, esse projeto já capacitou 724 moradores de comunidades.

Já a TV Verde, que oferece oficinas de técnicas audiovisuais de moradores de áreas carentes, formou 32 alunos da área pacificado do Complexo do Alemão. O projeto Comunidades Verdes, que ensina técnicas de jardinagem, com ênfase  no reflorestamento, plantio de mudas e criação de hortos comunitários, entregou os certificados aos 25 formandos.

O Governador Luiz Fernando Pezão, que entregou os certificados aos formandos do projeto Eco Moda, elogiou o trabalho do secretário do Ambiente, André Corrêa, por estar comprometido com a continuidade dos projetos socioambientais. Segundo ele, se, ao longo dos últimos 20 anos, fossem mantidos os CIEPs, onde os jovens passavam o dia inteiro na escola, com educação, cultura e esporte, o Estado não estaria prendendo tantos bandidos.

“Eu acredito nessa forma de governar: quando o estado leva educação e capacitação em projetos sustentáveis até as comunidades, promovemos o empreendedorismo comunitário, gerando emprego e renda para esses moradores” -  afirmou o governador.

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, disse que pretende tornar mais eficiente a política de resíduo sólido na região metropolitana e conta com o apoio dos projetos socioambientais para vencer este desafio.

“Vamos integrar as ações de reutilização, reaproveitamento e reciclagem, que são os conceitos desses projetos nas áreas por onde passam os 55 rios que chegam até a Baía de Guanabara. Sempre envolvendo a juventude nessas ações lúdicas, que unem capacitação e sensibilização ambiental, para evitar que o lixo chegue até a Baía de Guanabara”, disse o secretário.

O formando da Fábrica Verde da Rocinha, Jonathas Rodrigues, de 20 anos, recebeu o certificado e a camisa de monitor do projeto. Agora, ele  vai  transmitir o conhecimento técnico em montagem e manutenção de computadores para outros moradores da comunidade.

“Com essa capacitação, podemos evitar que o lixo eletrônico chegue até o ambiente, evitando a contaminação do solo por metais pesados. Agora vou poder dá continuidade e seguir uma carreira na área de informática”, disse o novo monitor do projeto.

Já Ismael Francisco Neto, morador do Jacarezinho, ressalta o aprendizado adquiridos nos três meses de curso no projeto EcoBuffet.

“Neste período, podemos aprender a aproveitar de maneira integral os talos, folhas e cascas, parte das frutas, legumes e verduras que geralmente desperdiçamos e acaba indo para o lixo”, explicou Ismael.

Um desfile de roupas e acessórios do EcoModa apresentou uma coleção especialmente criada pelos alunos do núcleo que funciona na Escola de Sampa Portela, em Madureira, que também marcou presença com um show da bateria, passistas e mestre-sala e porta-bandeira, no final do evento.

Os projetos apresentados estão sob a responsabilidade da Superintendência de Território e Cidadania, cargo ocupado por Mônica Monteiro. 

Também prestigiaram a cerimônia de formatura o secretário de Estado do Trabalho e Renda, Paulo César Vieira, a presidente e a vice-presidente do Rio Solidário, Liliana Pinelli e Rita Paes, respectivamente, entre outras autoridades.

Fonte: Ascom SEA.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin