Notícias

Você está aqui

Desfile de moda sustentável reforça conceito de aproveitamento total em evento no Rio

Desfile de moda sustentável reforça conceito de aproveitamento total em evento no Rio

Coleção confeccionada com material reciclável conquista espaço no encerramento Circuito Moda Carioca

Ascom SEA/Inea

Um desfile do tipo playmobile (com a aparições relâmpago) mostrou o potencial da moda sustentável aos visitantes do Circuito Moda Carioca, que terminou neste domingo (24/05), no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão. Quem visitou o espaço reservado à exposição de carros de combate do Exército se deparou com 20 jovens da Jacaré é Moda, agência de modelos da comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio, desfilando com roupas e acessórios confeccionados pelos alunos do projeto EcoModa, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente.

A coleção mostrou que muita coisa, normalmente, jogada no lixo pode, sim, ser transformada em moda. Na confecção das sandálias e bolsas, por exemplo, foram reaproveitadas mangueiras de incêndios doadas pelo metrô carioca. Nas roupas, os alunos do projeto utilizaram jeans descartados, que foram tingidos e grafitados, tendo o preto como cor predominante.

O conceito de moda sustentável está conquistando cada vez mais espaço na cena fashion e atraindo mais adeptos, nos últimos anos. Ana Paula Gomes, produtora do Circuito Moda Carioca, acredita que o evento está desempenhando um importante papel, ao apoiar a projetos que promovam a sustentabilidade, o empreendedorismo, o relacionamento e a capacitação de novos profissionais para colocá-los efetivamente no mercado de trabalho. Para ela, esse é um caminho sem volta.

"O mundo da moda vai ter que caminhar nessa direção. As empresas precisam se preocupar com o descarte e, cada vez mais, buscar um modelo sustentável de produção. E o Eco Moda está fazendo isso com uma expertise enorme"  - elogia Ana Paula Gomes. Além estimular o conceito de reaproveitamento total, a produtora do Circuito Moda Carioca acrescenta que essa proximidade com projetos sociais, como o EcoModa, também busca a integração desses jovens nessa cadeia da moda.

Se depender de Paula Beliene, modelo e estudante de design de moda, o conceito de aproveitamento total já tem espaço garantido nesse seleto mercado. "Ajuda a sociedade de muitas maneiras e estimula a criatividade. Transformar em arte, criar roupas e acessórios, a partir de resíduos que vai ser prejudicial no futuro, é maravilhoso. É uma outra visão" - avalia Paula Beliene.

Se ela seria capaz de usar uma roupa diferente do convencional, produzida com material reciclável, ela não vacilou: "Claro que usaria. A roupa é a identidade da pessoa, ela expressa o que a pessoa deseja. Eu me sentiria muito bem" - garantiu a descolada futura estilista.

O coordenador do projeto EcoModa e estilista Almir França, que desenhou a coleção especialmente apresentada neste domingo, garante que o Brasil está na vanguarda dessa tendência mundial. "As grande marcas internacionais estão produzindo suas coleções, pensando no reaproveitamento" - garante ele. "É lógico - explica - que eles estão pensando pelo processo criativo, mas um projeto social, como o EcoModa, desenvolvido pelo poder público, precisa ser pensados como solução".

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin