Diversos incêndios nas matas do estado foram registrados pelas equipes dos Bombeiros e de Guarda-Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) durante o fim de semana. Além da ação do homem, que muitas vezes provoca o fogo, a estiagem e a alta temperatura colaboram para a situação. Com a ocorrência de ventos e a irregularidade dos terrenos, o trabalho de combate é bastante prejudicado.
Neste momento, as equipes permanecem em ação tentando apagar o fogo na área do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, em Ipiabas, Barra do Piraí, local bem próximo ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, na região do Médio Paraíba. A unidade de conservação foi atingida por um incêndio de grandes proporções no sábado (16/09) e combatido com o auxílio de uma aeronave.
Já no Parque Estadual da Pedra Branca, considerado uma das maiores florestas em área urbana do mundo, localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, bombeiros e guarda-parques atuam fazendo o rescaldo do incêndio que atingiu o local no fim de semana, que precisou ter a Trilha da Pedra do Osso fechada para visitantes por medida de segurança. Está sendo feito um monitoramento, principalmente do Núcleo Piraquara, devido a ocorrências de incêndios diárias.
O Parque Estadual da Serra da Tiririca, que abrange os municípios de Niterói e Maricá, foi atingido por dois incêndios no domingo (17/09), entre as localidade de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá. O fogo foi controlado e as equipes fazem a operação rescaldo, além do monitoramento da área da Unidade de Conservação.
O Parque Estadual Cunhambebe, no Sul Fluminense, também foi atingido pelo fogo, já controlado, na área da Serra do Piloto.
Cinco incêndios em diversas áreas do Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, foram combatidos pelo Cbmerj e equipes do Inea.
No Parque Estadual da Ilha Grande houve um incêndio nas proximidades da Vila do Abraão, no sábado (16/09). O fogo foi controlado.
Nove ocorrências de incêndios foram registradas também no Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, desde sexta-feira (15/09). Todas combatidas.
Na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, houve um incêndio no sábado, próximo à Avenida das Américas.
A Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, em Paraty, onde só é possível ter acesso por barco, também foi atingida pelo fogo no sábado.
O trabalho dos guarda-parques é incansável e já ultrapassa 72 horas de combate e ações preventivas. Além do vento, a declividade dos terrenos também atrapalha o combate. Ainda não há a totalidade das áreas afetadas pelos incêndios, uma vez que eles ainda estão ocorrendo.