Notícias

Você está aqui

Bugio suspeito de ferir moradores de Cordeiro é devolvido à natureza

Bugio suspeito de ferir moradores de Cordeiro é devolvido à natureza

Equipes do Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), soltaram nesta segunda-feira (09/01) o macaco da espécie Bugio, suspeito de atacar e ferir moradores da localidade de Mata do Posto, no Município de Cordeiro, na Região Serrana. O primata foi devolvido à natureza em um fragmento florestal no entorno da unidade de conservação, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

 

A localidade, afastada da população, conta com recursos naturais necessários para que o animal possa viver, crescer e eventualmente até procriar em seu habitat natural.

 

Mesmo com a captura de espécies de fauna silvestre em vida livre não sendo atribuição do Inea, funcionários do PED trabalharam por duas semanas ininterruptas, com uma média de 16 horas diárias em campo, até o resgate, consolidado no último domingo (08/01). A operação contou também com o apoio de policiais da 5ª e da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm), Corpo de Bombeiros, de técnicos do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, Emater, ONG Ser da Natureza e de biólogos da Fundação Rio Zoo.

 

De acordo com a Lei Complementar 140/2011, compete ao Ibama o controle da apanha de espécies da fauna silvestre em vida livre, tendo sido delegado aos estados apenas a competência para a apanha de espécies da fauna silvestre destinadas à implantação de criadouros e à pesquisa científica.

 

Por Ascom SEA/Inea

Edição: Ascom André Corrêa

Foto: Jefferson Pires

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin