Organizadores do evento Serveja! vão plantar mudas de Mata Atlântica e pretendem criar nova Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na cidade
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e os responsáveis pela organização do evento Serveja! fecharam uma parceria que tornará a cidade de Teresópolis, na região serrana, mais verde. O Inea vai auxiliar os empreendedores junto à uma certificadora ambiental para que eles consigam o selo de evento Mais Sustentável.
O Serveja! é um dos maiores festivais gastronômicos de Teresópolis. Os mais de 40 expositores gastaram muita energia nos dias de evento e o público estimado supera 20 mil participantes. Para neutralizar a emissão de gases do Efeito Estufa (GEE), eles vão plantar mudas da Mata Atlântica de acordo com o gasto energético total do evento e realizar ação de educação ambiental.
O número de árvores a serem plantadas será determinado pelo cálculo realizado com a ajuda de jovens universitários, que percorreram todos os estandes para aferirem a emissão dos gases de efeito estufa de cada um dos empreendedores, durante os três dias de festival. Os dados serão avalizados por uma certificadora ambiental que vai emitir o selo do evento Mais Sustentável.
As mudas serão plantadas no Parque Estadual dos Três Picos e na área do Castelo Montebello, um local que os organizadores pretendem transformar em uma unidade de conservação tipo Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Para o Inea, o mais importante dessa parceria é a sensibilização das pessoas. “A parceria foi importantíssima. Os organizadores se comprometeram a, a partir de agora, fazer a compensação da emissão de carbono em todos os eventos que montarem. As mudas da Mata Atlântica vão transformar o castelo, um local de eventos, em uma possível Reserva Particular do Patrimônio Natural, que se tornará um local mais verde. Quer algo melhor que isso para o ambiente?”, declarou o gerente das Unidades de Conservação Estaduais do órgão, Ricardo Raposo.