Quando: Sábado (02/4), entre 9h e 12h
Onde: Praia de Icaraí, em frente à Rua Otávio Carneiro, em Niterói
O lixo recolhido pelos ecobarcos na Baía de Guanabara vai ganhar formas e cores nas oficinas de reciclagem que a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverão neste sábado (2/4), entre 9h e 12h, na Praia de Icaraí, no Município de Niterói.
A atividade faz parte do projeto Praias, iniciativa da SEA e do Inea, que tem como objetivo conscientizar a população, através de ações de educação ambiental realizadas na orla de Niterói, sobre a importância do descarte ambientalmente adequado do lixo. A Prefeitura de Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Brissoneau Ambiental, empresa que disponibiliza as embarcações para a limpeza da Baía de Guanabara, são alguns dos parceiros neste projeto.
Nas oficinas, as crianças aprenderão a confeccionar seus próprios brinquedos com material reciclável coletado pelos ecobarcos. Além disso, a população poderá conferir a exposição de esculturas de sucata, do artista plástico Daniel Azulay, algumas das quais produzidas com resíduos recolhidos na Baía de Guanabara. Outra atividade que será oferecida é a produção de sabão pastoso a partir do óleo de cozinha usado.
Também serão oferecidas oficinas de Ecomoda, que ensinam a confeccionar peças de vestuário e acessórios a partir de restos de tecidos, retalhos e roupas usadas. O Ecomoda integra o Projeto Niterói Ecocultural, que oferece cursos de capacitação em reaproveitamento de resíduos sólidos. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente e a Prefeitura de Niterói.