As intervenções do Programa Limpa Rio, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), estão trazendo resultados positivos para a população do município de Campos dos Goytacazes. Desde dezembro do ano passado, o Canal Cambaíba passa pelo processo de limpeza, com o objetivo de remover plantas para que a água volte a circular normalmente.
A previsão é que, até o final de 2016, o Rio Coqueiros também seja finalizado, aumentado a qualidade de vida dos moradores da baixada campista, como senhor Roberto Pereira, agradecido à atenção dada à população. “Estávamos completamente abandonados”, revelou.
Segundo Nildo Cardoso, responsável por levar o Programa Limpa Rio para a região, valeu a pena todas as vindas ao Rio de Janeiro para procurar o Secretário André Corrêa e discutir o problema da seca. "Todo o esforço se torna muito gratificante quando as coisas acontecem. Esse canal que está sendo dragado possui mais de 150 pequenos produtores dependentes dessa água e estava completamente obstruído. Muito bom olhar agora para a água e perceber ela correndo. Não existiam peixes há algum tempo", afirma o vereador.
Na opinião do morador Chico Mota, a limpeza do canal está sendo também importante para a diminuição dos mosquitos, o que ajuda na prevenção de doenças causadas pelo vetor. "Estamos muito satisfeitos com essa obra. Há muitos anos não víamos uma draga na nossa região. Esse rio passa dentro da minha propriedade e água tratada significa vida para todos nós", garante o morador.
O desassoreamento também está fazendo a diferença para os produtores rurais, como o senhor Flavio Abreu. "É de extrema importância essa limpeza no canal. Nosso rio não tinha água. Eu, como produtor rural, estava desanimado e pensei em desativar a minha propriedade. O retorno da água traz uma nova esperança ao cultivo na nossa região. As hortas estão começando a ser revitalizadas e com isso volta a produção rural. Os animais também não tinham água para beber. Olha agora o cavalo se banhando no rio. Cena que me emociona", desabafa o morador.
A extensão do canal Cambaíba é de 16.450 m, sendo que já foi executado 982m do trecho. Duas dragas e um trator de esteiras fazem todo o processo de desassoreamento do rio.
Ascom SEA/Inea