Notícias

Você está aqui

Relatório Anual de Qualidade do Ar de 2014 apresenta redução da poluição do ar no estado do Rio de Janeiro

Relatório Anual de Qualidade do Ar de 2014 apresenta redução da poluição do ar no estado do Rio de Janeiro

A partir do dia 18 de dezembro será sendo disponibilizado no Portal do INEA o Relatório Anual de Qualidade do Ar – ano base 2014, que apresenta os resultados do monitoramento realizado pela Gerência de Qualidade do Ar.

Diariamente, os resultados da qualidade do ar, são divulgados no Portal do INEA na forma de boletins. Complementarmente, o INEA tem como obrigação regimental e por competência atribuída, pelo CONAMA, divulgar anualmente o referido Relatório.

Esta é uma oportunidade de tornar públicas as informações sobre a qualidade do ar, de forma consolidada, e também a análise das evoluções temporais dos parâmetros de qualidade do ar. Além disso, propõe a discussão de medidas de controle e estratégias de monitoramento a serem adotadas pelos três níveis de governos, do setor empresarial, assim como, da sociedade em geral.

A publicação do Relatório Anual de Qualidade do Ar é mais uma prestação de contas do INEA à sociedade para que esta, a partir do conhecimento adquirido sobre o tema, possa estar atenta à legislação e contribuir com a redução da poluição denunciando aos órgãos públicos competentes quando ocorrerem lançamentos de gases poluentes e material particulado na atmosfera.    

A avaliação dos resultados obtidos pelas redes de monitoramento da qualidade do ar no ano de 2014 demonstrou que a situação geral do ar no estado do Rio de Janeiro foi classificada como BOA, sem registro de episódios críticos de poluição atmosférica (conforme definido na resolução CONAMA Nº 03/1990). Os únicos poluentes que violaram os padrões nacionais de qualidade do ar foram os materiais particulados (PTS e PM10) e o ozônio (O3), demonstrando a necessidade de aplicação de ações pontuais e/ou específicas de controle das principais fontes emissoras destes poluentes ou seus precursores. Por outro lado, o Estado não apresentou, em 2014, problemas de poluição relacionados aos gases dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de carbono (CO), mesmo em áreas com alta concentração urbana e industrial.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin