Nesta terça-feira (27) foi assinado o Termo de sessão de uso, entre a prefeitura de Nova Friburgo e o Parque Estadual dos Três Picos, da casa que abrigava a Escolinha Três Picos, que se encontrava desativada em Salinas. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA e engenheiro florestal, Paulo Schiavo Júnior, acompanhou todo o processo de perto, que vai de encontro ao direcionamento do órgão de estimular o empreendedorismo no entorno das UCs, seja através do apoio aos receptivos locais ou na formação de condutores de visitantes e voluntários.
O ex-prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, que celebrou várias outras parcerias com o INEA, fez questão de conduzir até o fim os detalhes desse Termo e de outros dois temas muito importantes para a conservação durante o encontro: a realização de um estudo para uma nova Estrada-Parque no entorno desta UC e o estímulo à criação de mais RPPNs, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, na localidade. Na ocasião, ele já convidou dois proprietários da região interessados nessa modalidade.
“A ideia partiu do Guarda Parque e Coordenador do Núcleo de Montanha em Salinas, Rominique Schimidt, em uma reunião de trabalho quando eu ainda era o gestor dessa unidade, então desenvolvemos a ideia de modo que o imóvel se adaptasse para servir como ponto de apoio ao visitante e também à comunidade. Ali teremos também equipamentos reservas de combate a incêndios florestais e estamos dialogando com empreendedores locais de modo possam expor e vender seus produtos aos muitos visitantes que passam por ali”, conta Ricardo Raposo, gestor do parque à época do pedido e hoje gerente das Unidades de Conservação Estaduais, que agradeceu todo o apoio do prefeito, do diretor, Paulo Schiavo e do novo gestor da UC, Marcos Rangel, de modo esse projeto se tornasse realidade.
Os trabalhos de adaptação e uso já começam no início do ano e o espaço será batizado com o nome do jovem e ativo colaborador do parque, José Guilherme “Dudu”, falecido recentemente.
Para a próxima temporada de montanha em Salinas (junho 2017) já estão sendo programadas atividades que serão o grande ápice do novo espaço.
Por Ascom SEA/Inea