O prefeito Rogério Cabral e o presidente da Câmara, vereador Marcio Damazio, foram conduzidos pelo deputado André Corrêa, a uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde. O encontro, ocorrido na tarde de 12 de agosto no gabinete do secretário, no Centro do Rio, definiu a realização de uma grande reunião que terá como pauta discutir a situação da saúde nos municípios da região.
Foi agendada a data de 21 de agosto para a realização da reunião que deve contar com a participação de todos os prefeitos e presidentes de Câmaras de 16 municípios das regiões serrana, baixada litorânea e centro-norte Fluminense. O encontro será sediado em Nova Friburgo, em local a ser definido.
A proposta do deputado André Corrêa, encampada pelos demais participantes desta reunião, é a criação de um consórcio entre as prefeituras e Governo do Estado com finalidade de viabilizar a construção de um novo hospital regional aos moldes do que está sendo erguido em Volta Redonda, também unindo em parceria o Estado e os municípios da região sul-fluminense.
De acordo com o prefeito Rogerio Cabral, atualmente são investidos cerca de 30% da receita do município na saúde e a maior dificuldade hoje é o fato de Nova Friburgo concentrar a maior parte dos atendimentos da saúde da região. “O Hospital Municipal Raul Sertã é a referência para centralizar a demanda de atendimentos das cidades vizinhas e precisamos promover uma grande discussão para encontrar uma solução, quem sabe com a formação de um consórcio de municípios que assegure a construção e manutenção de um hospital regional”, analisou o prefeito.
Juntamente com os prefeitos e presidentes de Câmaras, participarão também desta reunião, o secretário Sergio Côrtes e o deputado André Corrêa.
“A saúde é o grande problema que as prefeituras enfrentam hoje e Nova Friburgo por centralizar a região acaba virando rota para aqueles que necessitam de atendimento. Apoio a demanda do prefeito Rogério Cabral, pois o município está sobrecarregado. Vamos procurar uma solução que desafogue Friburgo e entendo que necessariamente isso passa por uma parceria entre as diversas prefeituras”, avaliou o deputado André Corrêa.