O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio do Viva Rio Socioambiental, promoveu no dia 26 de novembro, um mutirão para o plantio de mudas da Mata Atlântica com moradores da comunidade quilombola da Tapera, no Vale do Cuiabá, distrito de Itaipava, em Petrópolis.
Mais uma ação desenvolvida pelo projeto Rios da Serra, o mutirão também contou com a participação de alunos da Escola Municipal Doutor Theodoro Machado e voluntários do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário (Nudec). As mudas para o plantio na Agrofloresta do Quilombo foram cedidas pela Superintendência do Piabanha do instituto (Suppib/Inea).
O trabalho socioambiental ganhou um componente cultural, com a exposição de fotos do Quilombo, antes e depois de 2011, quando a comunidade da Tapera foi reconhecida como quilombola pela Fundação Palmares. As famílias que vivem no local são descendentes de escravos da antiga Fazenda Santo Antônio.
Além do reflorestamento, uma roda de capoeira animou a comunidade. Barracas montados pelos quilombolas ofereceram artesanato, hortaliças, geleias, sorvetes e mudas de framboesa e fava. Além disso, haverá uma exposição de antigas receitas quilombolas e degustação do tradicional bolinho de chuva de banana.