Mais de 150 mil pessoas, moradoras dos bairros de Bar dos Cavaleiros, Centenário, Centro, Doutor Laureano, Jardim 25 de Agosto, Jardim Gramacho, Parque Beira Mar, Parque Duque, Periquitos e Vila São Luiz serão beneficiadas com o saneamento de 379 litros por segundo de esgoto in natura deixarão de ser lançados na Baía de Guanabara. Em fase de licitação, a obra de construção de 188 km de redes de coleta e coletores tronco e, 26 mil ligações domiciliares na região foi apresentada na noite dessa quinta-feira, em audiência pública, à população e a representantes de diversos segmentos da sociedade.
A apresentação sobre a obra foi conduzida pelo Coordenador Executivo da Unidade Executora do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara - UEPSAM, Flávio Silveira, através de slides ilustrativos com mapas das regiões a serem beneficiadas, gráficos e informações pontuais e relevantes sobre o projeto.
Após a apresentação, o Subsecretário de Segurança Hídrica e Saneamento Ambiental, Antônio Ferreira da Hora, complementaram as informações com a seguinte frase:
“– Atualmente é feita a coleta do esgoto, depois das intervenções, vamos coletar e tratar o esgoto beneficiando a comunidade da região e a Baía de Guanabara. O resultado será mais saúde e melhoria da qualidade de vida para todos ”.
A população também pôde interagir com os representantes da Secretaria do Ambiente e Cedae, os organizadores do evento abriram um espaço para perguntas e as dúvidas levantadas foram esclarecidas, o momento ajudou a estabelecer um canal imediato de comunicação entre executores e futuros beneficiados.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o conjunto de obras complementa o Sistema Pavuna e está dividido em três lotes (lotes 1, 2 e 3), por abrangência geográfica. As obras fazem parte do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), sendo uma das mais importantes iniciativas do Governo do Estado voltadas para o saneamento básico.
Atualmente, duas obras já em execução pelo Governo do Estado integram também o PSAM: a primeira etapa da Construção do Sistema de Esgotamento Sanitário das Bacias do Rio Alcântara, Mutondo e Caçador, em São Gonçalo, e a Construção do Coletor Tronco Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Essas obras, mais os três lotes das obras da Zona Norte do Rio e da Baixada Fluminense, quando concluídas, serão responsáveis por uma redução de 2.453 litros por segundo no volume de esgoto lançado in natura nas águas da Baía de Guanabara.