A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Prefeitura de Pinheiral inauguraram, nesta sexta-feira (24/6), a primeira fase de obras do Parque Fluvial localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, no município de Pinheiral, região Sul Fluminense. A conclusão da implantação de áreas de lazer, ciclovia e do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do rio contribui para evitar a ocorrência de enchentes na região, além de oferecer oportunidades de recreação para a população local e fomentar o ecoturismo.
“Atravessamos a pior crise hídrica da história da Região Sudeste e a instalação desse parque fluvial visa a garantia da preservação deste importante rio que abastece grande parte da população fluminense. Estamos cuidando do meio ambiente e ao mesmo tempo oferecendo oportunidades de lazer para a população de Pinheiral”, destacou o secretário estadual do Ambiente André Corrêa.
Para o secretário estadual André Corrêa, a criação de áreas de lazer sustentáveis inverte a lógica de ocupação dos rios, principalmente do Rio Paraíba do Sul que, historicamente, sofre com o crescimento desordenado em função do aumento da urbanização.
O convênio firmado entre a SEA e a Prefeitura de Pinheiral para construção do parque prevê investimentos na ordem de R$ 7 milhões. Das obras previstas no projeto já foram concluídas duas quadras esportivas, dois campos de futebol, pista de caminhada e ciclovia.
Dentro da área do parque, ainda está previsto o plantio de 9.800 árvores em 3,93 hectares de área às margens do Rio Paraíba do Sul. As obras vão colaborar para a preservação do cágado-da-paraíba, espécie que está ameaçada de extinção.