Iniciativa contribuiu para diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói
Implantado em 2013 com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói, o Projeto Se Liga apresenta resultados expressivos: 862 imóveis do município de Niterói se conectaram à rede de esgotamento sanitário. Com isso, menos 336.180 litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados na baía e nessas lagoas por dia.
O Projeto Se Liga é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Concessionária Águas de Niterói e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde então, a Concessionária repassa à Superintendência Regional Baía de Guanabara do Inea, um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Posteriormente, os proprietários dos imóveis são notificados pelo Inea a se adequarem em até 60 dias, conforme preconiza o Decreto Estadual nº 41.310/2008.
Desde a sua implantação, foram emitidas 961 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas sul e norte de Niterói. Dessas, 862 notificações já foram atendidas, perfazendo uma eficácia de 90% de atendimento.
“O resultado se torna ainda mais significativo quando se considera a emissão de notificações diretamente para condomínios: nos bairros de Pendotiba e Maria Paula, 18 condomínios foram notificados, totalizando 656 imóveis envolvidos. Assim, pode-se considerar que 1.617 imóveis foram identificados com fins de conexão à rede coletora de esgoto”, afirmou o superintendente Regional Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha.
Segundo Paulo Cunha, além dos ganhos com relação a ligação dos imóveis à rede de esgoto, outros benefícios aparecem como fruto indireto do Projeto Se Liga:
“A Associação de Moradores e Amigos do Jardim América vem demonstrando interesse em firmar uma parceria com o Inea para transformar o bairro em um modelo de sustentabilidade. Para isso, em uma reunião realizada nesta semana com cerca de 80 moradores dessa região, eles se mostraram interessados em nos auxiliar a identificar imóveis que ainda não se conectaram à rede de esgotamento sanitário e também na regularização de recursos hídricos (poços)”, destacou Paulo Cunha.
Recentemente, o Projeto Se Liga se estendeu à Ilha da Conceição, bairro situado na zona norte de Niterói. Ao todo,97 imóveis não conectados à rede de esgoto foram identificados pela concessionária dos quais, 64 já foram notificados.