Desfile de moda sustentável, atividades de lazer e educação ambiental são algumas das atrações, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), que vão animar a festa junina dos alunos do Ciep Frei Agostinho, em Engenho de Novo. Os estudantes e seus convidados poderão participar de oficinas de confecção de bolsas feitas com banners, brincadeiras lúdicas para as crianças, exposição de coleção de moda confeccionada a partir de material reciclável, e ainda saírem com mudas nativas da Mata Atlântica para cultivar.
A Gerência de Projetos Especiais, da SEA, contará com duas tendas, onde serão realizadas a exposição da casa sustentável de Furnas, que ensina sobre o consumo consciente de energia, a pescaria do conhecimento, tradicional brincadeira de perguntas e respostas sobre o meio ambiente, e a distribuição de panfletos sobre o perigo da soltura de balões.
O estilista e idealizador do projeto Ecomoda, Almir França, estará presente no arraiá com a coleção de moda sustentável confeccionada por moradores de comunidades carentes onde o projeto atua. O Ecomoda oferece capacitação em corte e costura para jovens de comunidades, com a utilização de materiais que seriam descartados, como banners, restos de tecidos, CDs e muito mais.
Segundo o estilista Almir França a coleção mostra que muita coisa, normalmente, jogada no lixo pode, sim, ser transformada em moda. Na confecção das sandálias e bolsas, por exemplo, foram reaproveitadas mangueiras de incêndios doadas pelo metrô carioca. Nas roupas, os alunos do projeto utilizaram jeans descartados, que foram tingidos e grafitados, tendo o preto como cor predominante. Às 15h30min será realizado o desfile de moda com modelos participantes do projeto.
As 200 mudas de Mata Atlântica, que serão doadas aos estudantes, são produzidas em viveiro do Projeto Replantando Vidas, da Cedae, que utiliza mão de obra de detentos em regime semiaberto para realizar o plantio em matas ciliares de rios. O projeto concilia a ressocialização de detentos com a recuperação ambiental das bacias hidrográficas dos rios Guandu e Macacu.
O Programa Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), da SEA, também estará presente no evento com um ecoponto para receber o óleo de cozinha saturado, que será encaminhado para reciclagem. Para mais informações sobre a retirada de óleo para reciclagem os interessados devem contatar o Prove pelo telefone (21) 2334-5902, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo email prove@ambiente.rj.gov.br.
O arraiá, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, contará ainda com apoio do SENAC, SEBRAE e Rio Solidário que irão oferecer oficinas de balão para festas, empreendedorismo, customização de camisas e cadastramento de jovens para o mercado de trabalho. Os alunos do Ciep organizarão uma tenda farta de quitutes e brincadeiras para o público, além da tradicional quadrilha junina.
O evento será aberto para os estudantes do Ciep e convidados das 11h às 16h. As secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Educação são parceiras na organização da festa junina do Ciep Frei Agostinho.