Frota de dez ecobarcos removeu cerca de 30 toneladas de lixo das águas da baía durante os oito dias de competição
Reconhecimento importante para quem trabalhou duro numa megaoperação responsável pela retirada de cerca de 40 toneladas de lixo de um dos cartões-postais do Rio. O secretário André Corrêa, e o presidente do Inea, Marcus Lima, entregaram na manhã de ontem (9/9) os certificados de oitenta e cinco pessoas envolvidas no sucesso do evento-teste de vela dos Jogos 2016, no mês passado, na Baía de Guanabara.
E esta experiência não se limita ao evento-teste e às Olimpíadas. Para o secretário André Corrêa, o sistema de contenção de lixo flutuante vai ficar como legado ambiental para a população, a cidade e o Estado do Rio de Janeiro. Com mais este ensaio-geral para os grandes jogos, ganha a sociedade e ganha também a integração do poder público.
"Eu não tenho dúvida que as olimpíadas são o maior evento planetário e que vai ser maravilhoso para nossa cidade. Ao observar esse exercício de coordenação, entre os mais diversos órgãos, eu entendo que esse é o caminho fundamental para nós darmos institucionalidade a esse grande desafio, não apenas do governo, mas de todo carioca, de todo fluminense. Esse é o caminho para que a gente possa ver limpo esse cartão-postal que é a Baía de Guanabara", disse o secretário durante o evento.
"O mundo inteiro vai olhar para o Rio de Janeiro no ano que vem. E nós vamos mobilizar essa equipe de guerreiros do Inea, de técnicos muito qualificados, mais uma vez. A equipe do Inea vai estar com esse espírito de guerreiro para mostrar ao mundo nosso trabalho. A gente vai dar todo nosso suor.", declarou Marcus Lima.
O assessor da Subsecretaria de Planejamento, responsável pelo Programa Baía Sem Lixo, Leandro Grecco, agradeceu o esforço e a dedicação de todos envolvidos na megaoperação, sobretudo os operadores da frota de dez ecobarcos das empresas Ecoboat e Brissonaut.
Confira todas as fotos no Flickr:
Veja o vídeo que emocionou os presentes: