Notícias

Você está aqui

Alfredo Sirkis - Cidadão Benemérito do estado do Rio de Janeiro

Alfredo Sirkis - Cidadão Benemérito do estado do Rio de Janeiro

O autor do projeto de resolução, aprovado na ALERJ, é o deputado André Corrêa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou na sessão ordinária de 8 de outubro de 2020, o projeto de resolução n° 414/2020, que concede o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro - post mortem ao ambientalista Alfredo Sirkis. O autor do projeto é o deputado estadual André Corrêa.

"Recordar Alfredo Sirkis, jornalista, escritor e um dos mais importantes ambientalistas deste País, reconhecido internacionalmente. Ele que foi uma grande referência para mim, desde o início da minha vida pública. Convivi com Sirkis especialmente no meu primeiro mandato, no PV como deputado. Este é um singelo reconhecimento a ele pela inquestionável contribuição à causa ambiental, sobretudo nas discussões sobre Mudanças Climáticas", ressaltou André Corrêa, ao agradecer aos colegas de Plenário, após a aprovação do projeto de sua autoria.

Alfredo Sirkis faleceu no dia 10 de julho de 2020, após sofrer um acidente de carro no Arco Metropolitano, na altura do município de Nova Iguaçu.

Ambientalista, político, gestor ambiental, jornalista, roteirista e escritor, Alfredo Sirkis foi vereador do município do Rio por quatro mandatos, deputado federal, secretário municipal de Urbanismo e de Meio Ambiente, além de presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). O ambientalista também foi um dos fundadores do Partido Verde (PV).

Era o Diretor Executivo do think tank Centro Brasil no Clima (CBC). Entre outubro de 2016 e maio de 2019 foi o Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), tendo organizado a campanha Ratifica Já! que propiciou a ratificação, pelo Brasil, em tempo recorde, do Acordo de Paris; do processo para a elaboração da Proposta Inicial para Implementação da NDC brasileira e da avaliação Brasil Carbono Neutro 2060.

No exílio, trabalhou como jornalista na França, Argentina, Chile e Portugal. É autor de nove livros. Sirkis ainda trabalhou como repórter nas revistas semanais Veja e Isto É, além de colaborar em diversos jornais da imprensa alternativa, como O Pasquim, jornais da garnde impensa, como O Globo e Folha de S. Paulo e escrever roteiros para a TV Globo.

Em sua passagem Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no ano de 1994, acelerou o projeto "Mutirões de reflorestamento", que atuou recompondo a vegetação de 60 comunidades da cidade, além de prover o treinamento de mais de um milhar de reflorestadores comunitários.

Ainda cabe citar que quando deputado federal (2011-2015) presidiu a Comissão Mista de Mudança do Clima do Congresso Nacional (CMMC) e foi um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Outras importantes conquistas na área ambiental fluminense são a aprovação para a criação da Área de Proteção Ambiental da Prainha, impedindo a construção de doze edifícios no local; a elaboração do capítulo de meio ambiente da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro e a aprovação da Lei de Incentivos Fiscais para projetos ecoculturais (desde então, chamada Lei Sirkis), que viabilizou o Fórum Global 92 durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin