A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (17), em discussão única, um empréstimo de US$ 300 milhões para o Programa de Desenvolvimento Econômico, Social e de Sustentabilidade Fiscal (Prodesf II) do Governo do Estado. O montante, contratado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), será aplicado na melhoria dos indicadores de Saúde, Educação e Ajuste Fiscal, sem destinação especificada na proposta.
“Estamos seguindo o rito do Banco para poder captar um recurso para mais um grande investimento propiciado pelo excelente desempenho do nosso estado no ajuste fiscal. Trabalho que, de tão bem-sucedido, gerou uma capacidade de investimento hoje maior do que a do Estado de São Paulo”, destacou o líder do Governo na Casa, deputado André Corrêa (PSD).
A falta de destinação específica do recurso foi alvo de algumas das nove emendas apresentadas pelos parlamentares. Em reunião do Colégio de Líderes realizada também nesta quinta, o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, explicou a razão da imprecisão. “Esta é uma linha de crédito atrelada à obrigação de melhoria nos indicadores nas áreas de Saúde e Educação”, disse ele, argumentado que este critério inviabiliza a especificação dos gastos.
Agência Brasil