Importante evento que acontece no Rio de Janeiro, o Fashion Business inicia mais uma edição ajudando a movimentar a indústria da moda no estado fluminense. O evento, que entra em sua 21ª temporada, será realizado até 9 de novembro, em São Conrado, no shopping Fashion Mall e no Hotel Royal Tulip. A edição da feira de negócios integra o novo calendário dos eventos de moda nacionais, que foi reorganizado para garantir que as grifes diminuam prejuízos com cancelamentos e devoluções. Segundo a diretora geral do Fashion Business, Eloísa Simões, o salão de negociações para o atacado, que gerou faturamento de R$ 830 milhões na última coleção Outono Inverno 2012, além de dar visibilidade a grandes marcas, contribui para recolocar o Rio de Janeiro na agenda anual do segmento e também promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas tanto no estado fluminense como no país.
- Conseguimos recolocar a cidade e o estado, através deste evento, no calendário nacional de negócios na área de moda. Este evento também é importante para o pequeno e médio produtor, porque ele poderá vender no estado onde ele tem a sua sede e isso significa redução de custos. E o que a gente viu é que grifes pequenas que começaram a participar da nossa feira passaram a ter um atacado forte com distribuição nacional. As grifes quadruplicaram a sua produção desde que começaram a vender atacado no Fashion Business. Na época do evento, todas as confecções contratam mais mão de obra, cerca de 30 a 40% dela é extra. O evento aumenta a arrecadação do Estado, gera empregos, e fortalece uma indústria que é vocação do Rio, e o setor também ajuda a divulgar o Rio de Janeiro mundialmente - disse.
Um dos motivos da recolocação do Estado no calendário da Moda foi a chamada "Lei da Moda", de autoria do Deputado André Corrêa, que reduz o ICMS na indústria da Moda de 19% para 2,5%.
A 21º edição contará com a participação, pela primeira vez, das marcas Richards, CCM, Fruta Cor, Olli, Oma Tees, One Up, Uqbar, Keds, My Shoes e We Wood. Além disso, a feira promove um fórum de lojistas com uma palestra por dia sobre questões de mercado. Os debates contam com a presença de diretores de marketing, consultores e empresários da área, sob mediação de Eloysa Simão.
- O segmento da moda é extremamente importante para o Estado do Rio de Janeiro. É bastante expressivo dentro da economia criativa, que é a economia que vai reger o século XXI. Eventos como esse são uma excelente vitrine para os negócios locais, mais uma oportunidade de movimentar a economia - explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.
A empresária paraibana Giovanna Ribeiro Coutinho não perde nenhuma das edições do Fashion Business. A feira é considerada por ela fundamental para garantir o sucesso de seus negócios. A empresária coordena três franquias e uma multimarcas em João Pessoa.
- Sempre venho, porque esta feira é muito importante no Brasil. Trabalho somente com marcas cariocas, acho uma moda muito descolada. É muito bacana. A minha expectativa é muito boa, estou gostando muito das coleções e pretendo vender bastante - afirmou.
Carioca de Campo Grande, Cláudio Alexandre Chianca, sempre visita a feira no primeiro dia com a intenção de antecipar e se planejar para o início de suas vendas em suas duas lojas localizadas na Zona Oeste.
- A feira é muito importante para a gente. Preferimos vir no primeiro dia para realizar negociações. Nossos clientes querem a garantia do lançamento, queremos ter a coleção antes de nossos concorrentes - disse.
Fonte: Julia de Brito
Governo do Estado