Notícias

Você está aqui

O Globo revela que Lagoa está praticamente despoluída

Análises revelam que poluição na Lagoa Rodrigo de Freitas caiu e água está perto de ser própria para banho

Publicada em 23/05/2009

RIO – A estilista lenny Niemeyer mora em frente à lagoa Rodrigo de Freitas. No passado, não se livrava do cheiro de peixe morto nem de janelas fechadas. Hoje, atravessa a Avenida Epitácio Pessoa vestida com uma roupa de borracha e, sem medo da poluição, ziguezagueia na água, em cima de um esqui, como mostra reportagem publicada no jornal O Globo de domingo.

Ela é parte de uma tribo de esquiadores, wakeboarders e remadores que intui, pelo cheiro e pela transparência da água, o que o instituto estadual do ambiente (Inea) confirma com análises: a Lagoa jamais esteve em condições tão boas. Desde 2006, o índice de coliformes fecais que mede a balneabilidade caiu 92 % (de 16 mil para 1.300 por litro). Atualmente, está a apenas 300 coliformes do padrão próprio para o banho. E, em muitas análises, o número encontrado é equivalente ao de praias limpas do Rio. Outro sinal claro é o fim das grandes mortandades de peixes, Que não ocorrem desde o verão de 2002.

Por trás da boa-nova, está uma série de intervenções realizadas na ultima década, como a construção da galeria de cintura, a drenagem constante e reforma das elevatórias de esgoto que circundam o espelho d´água. As medidas provocaram uma drástica redução de carga orgânica despejada.

A gerente de qualidade ambiental do Inea, Fátima Soares, elogia o projeto de ligar a lagoa ao mar por dutos, via canal do jardim de alah, pode equilibrar definitivamente os indicadores do cartão-postal. O projeto, parceria público-privada com o empresário Eike batista, foi noticiado pelo GLOBO domingo passado.

Por trás da água menos turva, há ações do estado e município. A fundação Rio-Águas tem feito dragagens sistemáticas e operado as comportas da rede de canais da Lagoa. A Cedae também tem feitos investimentos na região – o mais importante foi a reforma das oito elevatórias´de esgoto do entorno.

Veja mais:
Construção da Galeria de Cintura da Lagoa
Despoluição das praias da zona sul - Ipanema
Despoluição das praias da zona sul - Leblon
Construção da estação de tratamento de esgoto se São Conrado

Fonte: Jornal O Globo, edição de domingo, 24 de maio de 2009

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin