Ganhamos um motivo a mais para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho. Segundo o jornal O Globo, edição de domingo, 24 de maio, um dos mais famosos cartões postais do estado, a Lagoa Rodrigo de Freitas, durante décadas motivo de manchetes negativas, está praticamente livre da poluição.
A matéria do Globo aponta como uma das intervenções que mais contribuíram para reduzir em 92% o índice de coliformes fecais foi a construção da Galeria de Cintura da Lagoa, obra inaugurada durante nossa gestão na Secretaria de Meio Ambiente.
Já a edição de 12 de julho da revista Veja Rio, traz um detalhado histórico da luta para livrar da poluição a Lagoa, também destacando a recuperação conquistada a partir da construção da galeria da cintura. Diz a matéria: “O renascimento da Lagoa é visível: o mau cheiro acabou e sua coloração é mais límpida”.
A reportagem lembra o quanto a Lagoa é importante para o turismo e o lazer do estado e o que representa para a qualidade de vida de milhares de frequentadores.
Segundo a reportagem da Veja, agora a expectativa é que as intervenções na Lagoa prossigam, com isso é possível a volta dos bons tempos também retornem para quem tira seu sustento da pesca, atividade que já rendeu 3 toneladas de peixes e crustáceos por mês.
Confira todas as nossas iniciativas em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, dentre elas: o projeto do código ambiental do estado, o ICMS Verde, a recuperação do Parque Estadual do Desengano e de outras lagoas no estado e a construção do Piscinão de Ramos.