Equipes da unidade de conservação, integrantes do Centro Excursionista Friburguense e voluntários fizeram a instalação de cordas e degraus para facilitar acesso de visitantes a pontos turísticos da região
A equipe de guarda-parques do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), junto com integrantes do Centro Excursionista Friburguense e montanhistas voluntários locais deram continuidade, neste final de semana (4 e 5 de setembro), ao Projeto Presença na Montanha. A ação conjunta teve como principal objetivo facilitar a visitação aos picos Menor e Médio, com a instalação de cordas e degraus de acesso nas trilhas localizadas na área conhecida como Salinas, em Nova Friburgo, Região Serrana.
“O Parque Estadual dos Três Picos se prepara permanentemente para receber os visitantes, com trilhas bem sinalizadas e acesso seguro. A melhor forma de atrairmos a atenção para a preservação é estimulando o ecoturismo nas unidades de conservação. Quanto mais pessoas estiveram visitando o parque, maior será o sentimento de pertencimento com essa área de grande biodiversidade de Mata Atlântica”, destacou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Com área aproximada de 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.
A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim e uma outra sede, em fase de construção, em Teresópolis. A construção dessa nova sede seguirá conceitos sustentáveis de arquitetura, como por exemplo, aproveitamento da energia solar, através de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação de água da chuva para aproveitamento.