Este ano, o secretário André Corrêa entregou a Licença de Operação da empresa
O Estado do Rio de Janeiro receberá investimento de R$ 190 milhões para construção de nova unidade de testes de motores aeronáuticos da GE Celma em Três Rios. A empresa, que atua no ramo de revisão e manutenção de turbinas de aviões, tem sua planta básica em Petrópolis. Esta será a quinta unidade da companhia no estado do Rio, além do centro de pesquisas na área de óleo e gás, na Ilha do Fundão. O banco de provas de motores da GE Celma será erguido em um terreno de 250 mil metros quadrados. A expectativa da empresa é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2016 e que comece a operar em 2018. A empresa quer ampliar sua capacidade operacional e chegar a 300 motores aeronáuticos de grande porte revisados por ano, até 2020.
"A GE é uma das maiores empresas do mundo que vai levar um serviço de alta tecnologia para Três Rios. A cidade só tem a ganhar com esse investimento, e o Estado também, com a arrecadação de impostos. Vamos torcer para que haja outros investimentos", afirmou o governador Pezão.
A instalação da unidade de testes em Três Rios é estratégica para a empresa: está localizada entre a matriz, em Petrópolis, onde os motores aeronáuticos são revisados, e o aeroporto de Campinas, onde são transportados para o exterior. Segundo o presidente da GE Celma, Júlio Talon, o banco de provas da companhia vai transformar o Rio de Janeiro em um polo para a aviação na América Latina.
"Esse banco de testes para motores de última geração vai abrir as portas da empresa e nos proporcionar um crescimento de 20% nos próximos quatro anos. Teremos capacidade para revisar o motor do Boeing 787, o mais avançado do mundo. A GE Celma foi escolhida para ser a segunda maior e pode ser a maior oficina da empresa a revisar esse tipo de motor, o que vai abrir nossas portas para trazermos exportações para mercados e continentes que tínhamos dificuldade de atuar com os atuais modelos de motor que revisamos aqui", explicou Talon.