Nova unidade será a primeira no Brasil a ser equipada por uma viatura híbrida, desenvolvida pelos Bombeiros, capacitada para combater incêndios e realizar resgates
Nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 10 h da manhã, será inaugurado o novo Posto do Corpo de Bombeiros, em Bonsucesso – terceiro distrito do município. A unidade, localizada na Rodovia Teresópolis-Nova Friburgo (RJ-130), km 28, está aparelhada para atender, com a devida rapidez, os cerca de 15 mil moradores da região do entorno e prestar assistência aos usuários da estrada RJ-130. Estarão presentes, autoridades municipais e estaduais, dentre elas, o governador Sérgio Cabral (PMDB), o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), o prefeito Arlei Rosa (PMDB) e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual André Corrêa (PSD).
Juntamente com a missão de trabalhar em resgates e salvamentos nas estradas próximas, a equipe vai atuar no combate às queimadas que venham a ocorrer na área. Antes, a assistência era prestada pelo quartel menos distante, localizado a cerca de 40 minutos da nova unidade.
Para o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual André Corrêa, a conquista é muito importante para a região. “Essa vitória só foi possível com a articulação que conduzimos entre a Prefeitura e a administração estadual. A realização contou com total apoio da Parceria-Público-Privada (PPP), firmada com a CEG-Rio, responsável por custear integralmente a execução da obra que reafirma o compromisso do Governo Sérgio Cabral/Pezão com a população de Teresópolis”, disse o Deputado, ao lembrar que esteve presente ao lançamento da pedra fundamental da obra e que essa unidade dos Bombeiros é um desejo antigo da população local.
Estrutura
Localizada em terreno da Prefeitura, a construção segue o padrão do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que apresentou o projeto em meados do ano passado. Com dois pavimentos, o prédio possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso será utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte.
Antes, Teresópolis possuía apenas um Grupamento do Corpo de Bombeiros, no bairro de Pimenteiras, área urbana do município. Para chegar às localidades do interior, o socorro leva, em média, 40 minutos. Além disso, a unidade terá a primeira viatura híbrida do país. Com funções de extinção de incêndio e de salvamento.
Iniciativa elogiada
O Comandante do Comando de Área Serrana, cel. Luiz Emmanoel Palência Barbosa, elogiou a iniciativa da construção de um destacamento no interior do município. “Foi uma estratégia inteligente de a Prefeitura instalar um posto do Corpo de Bombeiros em Bonsucesso. O 16º GBM atende àquela região, porém com a unidade no local, a resposta às demandas dos moradores será muito mais imediata”, frisou.
O Comandante do 16º GBM, Flavio Luiz Castro, falou sobre as funções da viatura, que foi desenvolvida pela área técnica da Corporação com o objetivo de atender de forma mais eficiente às demandas operacionais dos municípios do interior do Estado.
“Geralmente, os veículos do Corpo de Bombeiros servem para um tipo de ocorrência, incêndio ou salvamento. Essa viatura tem uma bomba e um tanque de água e funciona para os dois tipos de operações. De um lado do veículo é armazenado todo o material para combate a incêndio e, do outro, todo o equipamento necessário para o salvamento, que pode ser usado para a captura de animais, atendimento a colisão de veículos e queda de motocicletas, entre outras ocorrências”, explicou.
Por Luiz Henrique Galerani e Roberto Silveira.