Ação do Inea traz esperança à população local
Com o objetivo de melhorar o abastecimento de água da cidade de Engenheiro Paulo de Frontin a Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza obra no açude do município. A crise hídrica é uma das principais preocupações do Secretário Estadual de Ambiente, André Corrêa, que com iniciativas como esta, recupera os mananciais da região.
No açude, já foram executadas intervenções como o desassoreamento de 4.860 m³ de lama. Iniciada em agosto de 2015 e com previsão de término em dezembro, a obra está sendo muito bem vista pelos moradores locais. Cerca de 4 mil pessoas dependem do abastecimento dessa água para sobreviver.
Segundo o prefeito, Marco Aurélio Salgado, a obra representa um enorme ganho para a população. "A comunidade estava carente de abastecimento. O tratamento da água não estava compatível com o crescimento da população local. Mas com a nova estação da Cedae e essa intervenção, mesmo com toda a crise hídrica que o país enfrenta, nosso problema estará resolvido", conclui o prefeito.
Na opinião da representante da Associação de Moradores da região, Lucy da Silva Soares, a obra chegou na hora certa. "É um enorme prazer estarmos com as obras aqui. Não tínhamos água todos os dias. Isso agora vai mudar”, afirmou Lucy.
Com a conclusão dessa obra, os bairros serão abastecidos diariamente, o que antes não acontecia. Segundo o chefe de serviço da CEDAE e também morador local, Ernesto Marques Laré, "Temos muito a agradecer ao Secretário André Corrêa, que fez questão de analisar nosso problema de perto. Graças ao Inea nossa situação vai melhorar. O açude estava assoreado sem ter ao menos 1 metro de lâmina d'água", desabafa o morador.
O açude desemboca no rio dos Macacos que, futuramente, também receberá intervenções em alguns pontos já vistoriados pela equipe do Instituto.
O Programa Limpa Rio é executado em todo o Estado. A necessidade de uma intervenção é identificada a partir de solicitações de moradores, prefeituras e órgãos públicos. Essas ações reduzem o risco de inundações durante os períodos de enchentes, trazendo segurança para a população local.
Veja todas as fotos aqui: