Clique e ouça a matéria em áudio.
MATÉRIA PUBLICADA PELA REVISTA ACONTECE INTERIOR, EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2024.
Êxito conquistado na Princesinha da Serra e em municípios de diversas regiões ressalta a atuação e capacidade de articulação política do deputado André Corrêa
A eleição de 2024 marca o retorno do sobrenome Corrêa à Prefeitura de Valença. Longe do comando do Executivo valenciano desde 2004, exatos 20 anos após Luiz Antônio Corrêa concluir seu segundo mandato, Saulo Corrêa (MDB), o mais novo de seus quatro filhos (54 anos), sai das urnas com 50,32% (19.062 votos) para se tornar prefeito da Princesinha da Serra, a partir de 1° de janeiro de 2025.
Empresário do setor de combustíveis, graduado em administração e direito, Saulo estreou na política em 2012. Naquela oportunidade, concorreu à Prefeitura, mas não teve sucesso. Quatro anos depois, elegeu-se para o primeiro de seus dois mandatos como vereador. Chegou à Presidência da Câmara Municipal em 2017.
GESTÃO PREMIADA
Sua gestão à frente do Legislativo foi marcada pelo corte de gastos corporativos e pela iniciativa de levar a Câmara Itinerante aos quatro cantos do município. Os recursos economizados com mordomias foram direcionados à conclusão das obras da Maternidade Escola, em parceria com a UniFAA, a abertura e manutenção de postos de saúde em bairros e aos hospitais dos distritos de Conservatória e Santa Isabel. Em 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) reconhece o trabalho de Saulo Corrêa, ao conceder o Prêmio Ministro Gama Filho de melhor gestão, destacando Valença dentre os 92 Legislativos municipais fluminenses.
O prefeito eleito de Valença, Saulo Corrêa, ao abrir a fase de transição entre as administrações atual e futura, avaliou que os próximos quatros anos serão desafiadores para sua administração. “Agradeço a confiança a cada valenciana e valenciano que confiou em nossa candidatura. A responsabilidade é grande, mas vamos trabalhar muito e governar para todos, independente de ter votado em nós ou não. Reafirmo meu compromisso de implantar um Governo Participativo. Vamos levar os secretários a todos os bairros e distritos de Valença, adotar o Pacto Pela Educação e o choque de gestão na Saúde”, revelou.
Seu vice é o dentista e vereador Ailton Batista (Podemos), eleito em 2020 para o seu primeiro mandato.
O principal artífice da vitoriosa candidatura de Saulo Corrêa foi seu irmão, deputado estadual André Corrêa (PP). Aos 60 anos, reconhecido por seu perfil articulador e conciliador, o experiente político, com atuação focada no Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em mais de 30 anos de vida pública é detentor de sete mandatos consecutivos. Atualmente, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Alerj, foi por duas vezes secretário de estado do Ambiente.
BUSCA DE INVESTIMENTOS
André Corrêa pretende atuar como principal elo entre Valença, os Poderes e possíveis investidores privados. “Sempre trabalhei muito por Valença e agora, com Saulo prefeito, irei trabalhar ainda mais, sobretudo na busca de investimentos para geração de empregos. Temos um potencial turístico de grandes eventos, de experiências com nossos queijos premiados e o que a natureza oferece. Vamos focar nisso, sem esquecer da captação de recursos para obras. Temos muito trabalho pela frente”, ressaltou o deputado.
Juntamente com o retorno à Prefeitura, o pleito de 6 de outubro reservou outro resultado marcante para os Corrêa: a vitória de Luiz Antônio Corrêa (PP), de 84 anos. Antigo prefeito valenciano por duas gestões (1973/77 e 2001/04) e detentor de quatro mandatos como deputado, sendo duas vezes federal e outras duas como estadual, além de ex-presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), no Governo Leonel Brizola.
Pai de André e Saulo, Luiz Antônio foi o vereador mais votado em Valença, somando 1.252 votos e capitaneou a conquista de 11 das 12 cadeiras do Legislativo valenciano para a aliança composta por sete partidos: MDB, Podemos, PP, PL, União Brasil, Solidariedade e PSB. Essa condição permite cogitar a possível candidatura de Luiz Antônio à Presidência da Câmara Municipal.
Estimulado pelo resultado, Luiz Antônio avaliou o que vem pela frente: “Agora vou ajudar Saulo a administrar nossa terra. Com apoio do meu filho, André, muito apoio estadual e federal e minha vivência no Executivo e Legislativo, sendo os últimos desses anos em Brasília, destinando recursos para os municípios, vamos reunir esforços para governar. A luta vai ser grande.”, ponderou.
Juntamente com Luiz Antônio Corrêa, foram eleitos pelos partidos apoiadores de Saulo Corrêa, o atual presidente da Câmara, Eduardo Ávila Dudu (União); Pedro Graça (SD); Bernardo Machado (PL); Haroldo Filho (PL); João Vitor Larry (União); Thiago Macgregor (Podemos); Marcinho da Varginha
(PP); Amauri Lanterneiro (MDB); Dodô (MDB) e Fabrício Machado (União).
QUATRO PREFEITAS
Com o apoio do deputado André Corrêa, quatro mulheres foram eleitas prefeitas: em Vassouras, a vitoriosa foi Rosi Silva (PP); em Barra do Piraí, Kátia Miki (SD); em Macuco, Michelle Bianchini (SD) e São Sebastião do Alto, Claudiane Pietrani (SD).
Além da força feminina nos votos, na região Sul Fluminense, o deputado mostrou sua capacidade de articulação ao apoiar a eleição do prefeito Breninho (PRD), em Sapucaia, com sua vice-prefeita Marcella Raposo (SD).
Outras alianças apoiadas conquistaram êxito: em Cambuci, com o prefeito Murillo Defanti (PP) e Porciúncula, com Guilherme Fonseca (PSD) e seu vice, Riandro Petrucci (PSD).
Outras importantes vitórias ocorreram em Seropédica, com o prefeito Professor Lucas Dutra (PP) e Sumidouro, com Galileu Freitas (PL); Duas Barras, com Professor Bebeto (SD); Santa Maria Madalena, Nilson José (SD).
VEREADORES
O deputado André Corrêa fortaleceu seu capital político ao apoiar outras 11 candidaturas de prefeitos vitoriosos e na eleição de vereadores de outros municípios, como Volta Redonda, com Paulinho do Raio-X (Republicanos), que retorna à Câmara Municipal. Em Barra do Piraí, com a reeleição de Pedrinho ADL (Republicanos) e Elves Costa (Cidadania); Pinheiral, vereador Mário Arthur (SD); Seropédica, com a reeleição de Max Goulart (PP).
Em Nova Friburgo, com o apoio do deputado foram eleitos os vereadores Isaque Demani (PL) e Cláudio Leandro (PL); Cachoeiras de Macacu, vereadores Dunga (PP) e Demilson Monteiro (PP); em Duas Barras, os dois vereadores reeleitos e mais votados, Danielzinho (Republicanos) e Antônio José (SD); em Cambuci, vereadora reeleita, Leila Velasco (PP).
Já em Bom Jesus do Itabapoana, vereador reeleito Maycon Chaves (PL); São Gonçalo, vereador reeleito Natan Ferreira (PP); Teresópolis, o vereador reeleito e mais votado Marcos Rangel (PP); vereadores reeleitos de Barra Mansa, Paulo Chuchu (União) e Dr. Eduardo Pimentel (PV).
Em Vassouras, ocorreu a eleição do vereador mais votado, Danilo Pereira (PSD) e a reeleição dos vereadores Leonardo Miranda (PL), Silvinho (PSD), Diney Gomes (PL).
Após avaliar os resultados colhidos nas urnas nos municípios onde atua, André Corrêa avaliou: “Estou muito feliz com o resultado da festa da democracia: prefeitos amigos de 12 municípios foram eleitos, dentre eles meu irmão Saulo, na nossa terra, Valença. Foram 32 vereadores, sendo 11 de 12 cadeiras em Valença e o mais votado foi o meu pai, Luiz Antônio. Lealdade, gratidão e comprometimento são palavras chaves para mim. Meu muito obrigado a você que confiou naqueles que apoiei. Meu abraço fraterno a todos os meu companheiros que venceram ou não venceram. A única derrota da vida é desistir da luta”, concluiu.