Clique e ouça a matéria em áudio.
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA ACONTECE INTERIOR, 22 DE OUTUBRO DE 2023.
cidade, conhecida como a Princesinha da Serra, comemorou o bicentenário sendo comparada ao símbolo do renascimento e da ressurreição. Em diversas fases de sua história, Valença renasceu das cinzas
A celebração dos 200 anos de Valença teve dias de intensa celebração e muita emoção. Com a arquitetura colonial preservada, a Princesinha da Serra, como é conhecida, chega ao bicentenário abrigando casarões, igrejas, fazendas e jardins que contam sua história, principalmente, sua força econômica durante o apogeu do período do café.
Atualmente, a cidade se destaca no turismo - tem entre seus distritos, Conservatória, conhecida nacionalmente como a capital da seresta - tem indústrias de vários segmentos e força no agronegócio, especialmente com a produção leiteira e de queijos premiados mundialmente. O município possui diversas entidades e equipamentos culturais, como o Teatro Rosinha de Valença, e uma pujante rede de ensino que conta com a UniFAA, tradicional instituição de ensino superior, reconhecida como uma das melhores do país na área de ciências biomédicas.
"Foram 200 anos incríveis!", comemorou o deputado estadual André Corrêa (PP), referindo-se às comemorações. Ele acrescentou: "Ao longo de 200 anos, Valença é como uma Fênix, ave que tem o dom de renascer das cinzas. Foi assim quando o ciclo do café acabou, foi assim quando as ferrovias foram extintas, foi assim quando o setor têxtil nacional quebrou no governo Collor. Valença sempre renasceu. Viva os 200 anos de Valença!", definiu.
A parte popular das comemorações foi marcada com a realização de diversos shows que durante cinco noites lotaram o Jardim de Cima. Uma grande estrutura com palco com hiper telão de led, som, iluminação, segurança e banheiros químicos foi montada pelos promotores. Uma constelação de atrações foi convocada: na noite de sexta-feira, 13, se apresentaram a Velha-Guarda e a bateria do GRES Unidos de Vila Isabel e o cantor Leoni. No sábado, 14, o grupo Envolvência sacudiu o público. No domingo, 15, foi a vez do cantor Serjão Loroza animar a festa. Na segunda-feira, 16, a banda Barão Vermelho deu um show de alto-astral. Na terça-feira, 17, dia da comemoração dos 200 anos, a atração foi o sambista Diogo Nogueira. Encerrando a festa, na quarta-feira, 18, uma grande celebração gospel com os músicos Waguinho e Olivia Ferreira.
Governador visita a cidade e decreta Valença Capital
Como agenda das comemorações, Valença foi a Capital Simbólica do Estado, no dia 6 de outubro de 2023. O título foi concedido por decreto assinado pelo governador Cláudio Castro (PL). O objetivo da ideia foi homenagear a cidade na passagem dos seus 200 anos. O decreto estadual com a medida, que teve validade de 24 horas, foi assinado pelo governador no Centro Universitário de Valença (UniFAA), durante visita ao município.
"Esta é uma homenagem a Valença por sua relevância histórica, cultural, educacional e econômica. Por sua imensa contribuição, no passado e no presente, para o desenvolvimento do estado. Sem sombra de dúvida, a cidade tem papel fundamental na nossa economia. A verdadeira riqueza do Rio é a diversidade dos 92 municípios. Essa é a força que impulsiona e fortalece o nosso progresso", enalteceu o governador.
"Abrimos as comemorações dos 200 anos da nossa cidade e é uma alegria muito grande poder fazer esse ato aqui, na Fundação Universitária Dom André Arcoverde que pela primeira vez recebe um governador de estado", comemorou o deputado André Corrêa.
Acompanhado de diversas autoridades, dentre elas, a secretária de educação, Roberta Barreto de Oliveira; o secretário de Agricultura, Flavio Campos Ferreira; a secretária de Ação Social, Rosangela Gomes e do presidente da Junta Comercial do Estado (Jucerja), Sergio Tavares Romay, o governador anunciou a desapropriação das ruínas do antigo Casarão das Artes, localizado no centro histórico da cidade e diversas intervenções de pavimentação asfáltica no município. Desde o ano passado, cerca de 130 ruas da sede e distritos valencianos estão sendo pavimentados.
Em outra ação, foi assinado o termo de cessão do Palacete Visconde do Rio Preto, onde será abrigado o Centro de Memória Comercial e Registros Históricos da região, para à Jucerja.
Missa de Ação de Graças
A missa em Ação de Graças pela passagem dos 200 anos de Valença emocionou os fiéis na Catedral de Nossa Senhora da Glória, na manhã do dia 17. O Bispo Dom Nelson presidiu a celebração, falando do momento importante e histórico da cidade de Valença, desejando a todos os valencianos uma vida melhor e de respeito ao próximo.
O prefeito de Valença, Fernandinho Graça e a primeira-dama, Glaucia Graça; ao lado do deputado estadual André Corrêa e seu pai, ex-prefeito de Valença e suplente de deputado federal, Luiz Antônio Corrêa; do vice-prefeito, Hélio Suzano; do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Ávila e vereadores participaram da celebração religiosa.
Patrimônios históricos restaurados
Como presente de aniversário, à população valenciana recebeu no dia do aniversário a restauração de três símbolos marcantes na comemoração dos 200 anos. São monumentos que fazem parte do importante patrimônio histórico do município.
Após grande trabalho de restauro, foi a entregue funcionando e com nova iluminação cênica, o primeiro Chafariz de Valença, construído em 1850, na Praça XV de Novembro.
No início da noite, foi entregue o belo Chafariz da Praça da Bandeira, próximo à Catedral de Nossa Senhora da Glória. O monumento recebeu nova iluminação e instalação hidráulica.
Para finalizar, ainda na noite dos 200 anos, foi inaugurada a recuperação do Obelisco do Centenário, no bairro Aparecida, que passou por um importante processo de restauração preservando a originalidade.
Todo trabalho contou com a parceria do deputado André Corrêa, através do Governo do Estado com a Prefeitura de Valença.
Feira de Artesanato especial
Durante as comemorações, a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou uma edição especial da Feira Corredor do Artesanato, na Praça Visconde do Rio Preto, local dos shows e eventos em comemoração do bicentenário de Valença.
O evento contou com diversos artesãos, expositores e a parte de gastronomia.
A volta das corridas de bicicleta ao Centro de Valença
Com um toque de emoção e nostalgia, na manhã de 12 de outubro, na abertura das comemorações, os amantes do ciclismo festejaram o retorno de uma tradição esportiva valenciana: as disputadas competições ciclísticas no centro da cidade.
A Prefeitura de Valença através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com o Governo do Estado e da FECIERJ - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, realizaram o evento com a participação de mais de 150 atletas.
Para marcar o acontecimento, foi realizada uma homenagem, com a entrega do Certificado dos Campeões. Dentre os homenageados estavam azes das duas rodas: Fernando Vasconcellos, Bilica, Zezé, João Tjader, Arnaldo Vasconcellos, Ricardo Tjader, Juarez Rodrigues. Foram homenageados mais de 60 atletas que marcam a história do ciclismo valenciano.