Você está aqui
Parque Estadual da Pedra Branca
SOBRE A UNIDADE
Criação: Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974
Área: aproximada de 12.492 hectares
Localização: Zona Oeste do município do Rio de Janeiro
Abrangência: todas as áreas situadas acima da linha da cota de 100 m do Maciço da Pedra Branca e seus contrafortes, em partes de 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
TEM COMO OBJETIVOS BÁSICOS
Preservar este remanescente florestal localizado em ponto estratégico do Rio de Janeiro e área núcleo de biodiversidade da Mata Atlântica; preservar mananciais hídricos ameaçados pela expansão urbana; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica no seu interior; proteger e revitalizar construções históricas, ruínas e sítios arqueológicos; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica e monitoramento; promover aos visitantes oportunidades de recreação ao ar livre e valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica, com o aproveitamento dos serviços ambientais que o parque disponibiliza.
ENDEREÇO
Núcleo Pau-da-Fome: onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional.
Endereço: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara (Jacarepaguá) – Rio
Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608
Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.
Distância entre a Rodoviária Novo Rio e a sede Pau-da-Fome (Jacarepaguá): 33km
Núcleo Piraquara: é oferecida a visitação para lazer, com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho.
Endereço: Rua do Governo s/nº – Bairro de Realengo – Rio
Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252
Núcleo Camorim: contém sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água; trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque.
Endereço: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim (Jacarepaguá) – Rio
CEP: 22.780-070
Telefone: (21) 3417-3642
Fonte: Site Inea
Para mais informações
http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/...
Guia de Parques do Rio de Janeiro
Conheça os Parques do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira o guia gratuito e faça seu roteiro.