Você está aqui
Parque Estadual da Serra da Tiririca
SOBRE A UNIDADE
Criação: Lei Estadual nº 1.901, de 29 de novembro de 1991
Ampliação: Decreto nº 41.266, de 16 de abril de 2008, com a inclusão de áreas de elevado valor ambiental como o Morro das Andorinhas e parte do entorno da laguna de Itaipu. Seu perímetro definitivo foi estabelecido na Lei Estadual nº 5.079, de 3 de setembro de 2007, cuja retificação foi publicada no D.O. de 8 de abril de 2011. Foi ampliado pelo Decreto Estadual nº 43.913, de 29 de outubro de 2012, com a inclusão de 1.241 hectares.
Área: aproximadamente 3.493 hectares
Localização: região litorânea, abrangendo áreas dos municípios de Niterói e Maricá. Esta unidade de conservação é composta por uma área marinha e uma terrestre formada por uma cadeia de montanhas que adentra o continente na direção sudoeste/nordeste, tendo no seu divisor de águas a extremidade lindeira dos municípios de Niterói e Maricá, finalizando seus limites na rodovia RJ-106.
Abrangência: além da porção marinha e da cadeia montanhosa que dá nome à unidade, outras três áreas adjacentes à serra fazem parte da área natural protegida do PESET: Morro das Andorinhas, Núcleo Restinga e Duna de Itaipu, localizadas na região oceânica de Niterói, mais precisamente em Itaipu.
TEM COMO OBJETIVOS BÁSICOS
Manter e proteger a biodiversidade e os recursos genéticos do território; promover a sustentabilidade do entorno para o uso dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento integrado da região com auxílio da educação ambiental; preservar e conservar o sistema hidrográfico local, bem como favorecer a recarga natural do lençol freático; contribuir com a amenização climática; minimizar os riscos de erosão na região onde está inserido proteger todas as espécies vegetais e animais, bem como os ecossistemas a que pertencem, as belezas cênicas das paisagens, monumentos naturais, sítios arqueológicos e outros ativos culturais; estimular e auxiliar as pesquisas científicas do patrimônio natural, material e imaterial e favorecer o uso recreativo e cultural do parque, de forma adequada, pela sociedade.
ENDEREÇO
Rua Engenheiro Domingos Barbosa, nº 4 - Recanto de Itaipuaçu – Maricá - RJ Tel.: (21) 2638-4411
COMO CHEGAR
Núcleo Itacoatiara: Rua das Rosas, nº 24 - Itacoatiara - 24.348-290 - Niterói - RJ Tel.: (21) 2709-9176
Endereço eletrônico: administrador@parqueserradatiririca.org e falecom@parqueserradatirirca.org
Horário de visitação: terça-feira a domingo, de 8 a 17h, para visitação em trilhas; de 9 a 17h no setor administrativo.
Aviso sobre o acesso à Trilha do Costão
Para a sua segurança, solicita-se assinar o livro de visitantes, localizado no Posto de Recepção ao Visitante de Itacoatiara. Para grupos a partir de 10 pessoas, comunicar 10 dias antes da visita à administração do Parque.
De automóvel
Partindo do Rio de Janeiro
O trajeto todo fica a 35 km de distância aproximadamente. O caminho começa pela Ponte Rio-Niterói, seguindo, já em Niterói, em direção às praias oceânicas. O Posto de Recepção ao Visitante fica na Praia de Itacoatiara, ao lado do Clube dos Engenheiros.
Partindo de Maricá
Seguir pela Estrada de Itaipuaçu até o Recanto de Itaipuaçu, onde é possível obter informações sobre os atrativos na sede administrativa do Parque (de segunda a sexta). Nos finais de semana, é possível cruzar a serra em direção à Praia de Itacoatiara, onde fica o Posto de Recepção ao Visitante.
De ônibus
Partindo do Centro do Rio de Janeiro
Pegue a barca Rio-Niterói (ou ônibus intermunicipal), em seguida o ônibus nº 38 (para Itaipu), no Terminal Rodoviário de Niterói. Desça em Itaipu e acesse o Parque por meio das diversas trilhas e atrativos presentes na região.
Para mais informações: (21) 2709-9176.
Fonte: Site Inea
Para mais informações
http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/...
Guia de Parques do Rio de Janeiro
Conheça os Parques do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira o guia gratuito e faça seu roteiro.