Unidades de Conservação

Você está aqui

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

SOBRE A UNIDADE

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado no norte do estado do Rio de Janeiro,englobando área de Macaé, Carapebus e Quissamã.
Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico.

O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.
A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.

Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.

ENDEREÇO

Rodovia Amaral Peixoto, Km 182, nº 5.000, Bairro Barreto, Macaé - RJ, CEP: 27910-130

Endereço para correspondência: Caixa Postal nº 119.288,

Centro, Macaé - RJ, CEP: 27971-130

E-mail para contato: parnajurubatiba@icmbio.gov.br

Telefone de contato: (22) 2765-6024

INGRESSOS

O valor do ingresso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, para os passeios de carro tracionado/bugre ou de barcos nos trechos permitidos, é de R$ 8,00 (oito reais) para o primeiro dia e R$ 4,00 (quatro reais) a cada dia subsequente.

Já para os passeios a pé nas trilhas, acompanhado ou não de guias, não é cobrado ingresso.

O visitante pode entrar em contato com os condutores de visitantes e prestadores de serviços (nomes e telefones de contato abaixo) e verificar diretamente com eles os valores cobrados pela prestação dos serviços. Contudo a visitação no Parque pode ser feita diretamente pelo visitante, sem a necessidade da contratação de guias, desde que se sinta seguro para percorrer a trilha sem condutores.
Vale lembrar que em alguns casos os ingressos em Parque Nacionais não são cobrados; são eles:

  • Visitante brasileiro ou ao estrangeiro que demonstre possuir residência permanenteno Brasil com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos);
  • Crianças com até 12 (doze) anos de idade incompletos desde que acompanhadosacompanhadas de um adulto;
  • Estudantes e acompanhantes cujo estabelecimento de ensino regular agendepreviamente junto à administração das unidades de conservação a realização de atividades deeducação ambiental;
  • Populações tradicionais extrativistas beneficiárias da unidade de conservação;
  • Colaboradores ou membros de instituições colaboradoras;
  • Pesquisadores autorizados pelo Instituto Chico Mendes para realizar pesquisas na unidade de conservação;
  • Servidores de órgãos públicos, desde que a serviço;
  • Guias e condutores de visitantes

Fonte: ICMBio

Para mais informações

 http://www.icmbio.gov.br/parnajurubatiba/guia-do-visitante.html

Guia de Parques do Rio de Janeiro

Conheça os Parques do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira o guia gratuito e faça seu roteiro.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin