Unidades de Conservação

Você está aqui

Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu

SOBRE A UNIDADE

Criada pelo Decreto Estadual nº 40.670, de 22 de março de 2007, com 74.272 mil hectares, abrange partes dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras.

Foi criada com o objetivo de garantir a qualidade e quantidade da água da Bacia do rio Guandu, protegendo os remanescentes florestais, margens fluviais, nascentes e encostas, nos trechos montanhosos e de baixadas, de modo a manter importantes fontes de abastecimento de água potável para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Rio Guandu é formado pelo Ribeirão das Lajes, que muda seu nome a partir da confluência com o rio Santana, na altitude de 30m. Seus principais afluentes são os rios dos Macacos, Santana, São Pedro, Poços/Queimados e Ipiranga. O seu curso final, que foi retificado, leva o nome de canal de São Francisco.

ENDEREÇO

A APA não possui sede própria, funcionando na sede da UFRRJ, na Rodovia BR-465, km 7 - Campus da UFRRJ (Prédio da Prefeitura Universitária) - Seropédica - RJ.

Fonte: Site Inea

Para mais informações

http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/...

Guia de Parques do Rio de Janeiro

Conheça os Parques do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira o guia gratuito e faça seu roteiro.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin