Notícias

Você está aqui

Valença reúne leis de incentivo fiscal e se torna município mais atrativo para investimentos

Valença reúne leis de incentivo fiscal e se torna município mais atrativo para investimentos

Presidente do Investe Rio confirma em palestra que município é o único da região a ser beneficiado com financiamento a juro de 2% ao ano.

Uma rara oportunidade de reunir grande parte do PIB valenciano, momento de pôr frente a frente alguns dos maiores empresários e investidores do município, as principais lideranças do setor produtivo, o prefeito do município, o deputado André Corrêa, presidente da comissão de Economia da Alerj e autor das leis de incentivos fiscais que transformaram Valença no mais competitivo ponto de atração de investimentos no sul do estado e o presidente da agência de fomento estadual (Investe Rio), Maurício Chacur.

A reunião que teve como objetivo levar aos empresários esclarecimentos sobre as duas leis estaduais de incentivo fiscal que beneficiam Valença (leis 4.533 e 4.534) ocorreu na noite de 7 de abril de 2009, lotou o salão do Hotel Palmeira Imperial e iniciou-se com a afirmação: "E agora, por sermos o único município do sul do estado e oferecer os dois benefícios fiscais, estamos trabalhando muito no Rio e vamos conseguir muito para Valença.

Na sequência, o deputado enumerou os investimentos que estão em implantação no município: a nova unidade da Metalúrgica Barra do Piraí, a Euro Vale, fábrica de coberturas comandada por empreendedor Julio Prelle que deu entrada numa carta-consulta junto ao Investe Rio em busca de financiamento.

Novos investimentos

André Corrêa revelou que mais três investimentos desembarcam em breve em Valença: o grupo Vitalis (temperos e alimentos Chinezinho) que também já protocolou carta-consulta na Investe Rio e as novidades reveladas em primeira mão: a indústria de moda-praia Salinas, após várias tratativas, oficializou sua vinda para o município e a DeMillus, cuja diretoria visitou Valença, sendo conduzida por André Corrêa  e que nos próximos dias pode confirmar a abertura de sua nova unidade em Valença. Ainda segundo o deputado, outras empresas já estabelecidas sinalizaram a intenção de ampliar seus investimentos devido ao cenário favorável.

A platéia composta por empresários como Haroldo Mancebo, Maneco Gomes, Júlio Vito Pentagna, Sebastião Martinez, Bruno Mattos (3B-Rio) e Silvio Graça; lideranças do setor, dentre elas, Wellington Conceição Elias (ACIVAL), Leonardo Pascoal e Vicente Cosate (ADEVAL), os vereadores Fernandinho Graça, Carlinhos do Osório, José Otávio e Dodô, secretários municipais e representantes de diversos setores da sociedade.

Maurício Chacur revelou que o Investe Rio dispõe de recursos próprios e de fundos de investimentos do estado, gerenciados pela instituição, além de oferecer todas as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Juros de 2% ao ano

Por oferecer as condições consideradas as mais atrativas do mercado, com juros de 2% ao ano, o mais atrativo desses fundos é o FREMF (Fundo de Recuperação Econômica de Municípios Fluminenses), criado pela lei 4.534, cuja emenda do deputado André Corrêa incluiu Valença na condição de único município da região sul fluminense beneficiado pelo fundo.

Maurício Chacur admitiu que até o advento do Invest Rio a dificuldade para se conseguir financiamento do Governo do Estado era muito grande, mas sua instituição, através do FREMF, dispõe de cerca de R$ 50 milhões por ano para financiar, com teto de R$ 6 milhões anuais por empresa. “Oferecemos condições excepcionais: o empresário executa seu projeto e após implantá-lo tem mais seis meses de carência para começar a pagar o principal do financiamento. No total, estamos falando em mais ou menos uns cinco anos para pagar”, avaliou.

O primeiro passo para obter financiamento é o preenchimento da carta-consulta que pode ser obtida no site do Investe Rio

Falando pelas duas entidades representativas empresariais, o presidente da Associação Comercial, Wellington Conceição Elias, afirmou que o empresário valenciano agora pode voltar a sonhar: “vamos acreditar, pois quando a gente desanima, vem o fracasso”. Já o presidente da Agencia de Desenvolvimento de Valença, Leonardo Pascoal, ofereceu o espaço de sua entidade para o Investe Rio instalar sua agência em Valença.

Diversos empresários presentes demonstraram interesse em obter mais informações sobre financiamentos e formularam perguntas ao presidente do Investe Rio,  enquanto o advogado Getúlio Farina arrematou: “hoje é um dia histórico para Valença”.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin