Notícias

Você está aqui

André Corrêa consegue reabertura da Cooperativa dos Produtores de Leite de Conservatória

André Corrêa consegue reabertura da Cooperativa dos Produtores de Leite de Conservatória

Tanques da entidade foram lacrados em junho de 2012, pelo Ministério da Agricultura. Desde então, produtores não contavam com funcionamento de sua cooperativa

CONSERVATÓRIA – A Cooperativa dos Produtores de Leite de Conservatória, responsável pela negociação de 10 mil litros de leite/dia, abrigando em torno de 120 produtores da região, pode enfim retomar suas atividades. Após articulações, que se estendiam desde junho de 2012, acaba de ser expedido o registro da entidade pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Em 2003, o Serviço de Inspeção Federal comunicou à Cooperativa de Conservatória que as entidades que não produzissem e apenas recebiam leite de produtores não precisariam mais passar pela verificação do órgão federal, não sendo passíveis dessa ação fiscalizadora.

Valendo-se dessa informação, a Cooperativa continuou operando sem ser incomodada até 2006. Dentre seus principais clientes, destacava-se a Nestlé. Mas no decorrer desse ano, a empresa de laticínios enviou comunicado à Cooperativa, notificando-a quando a obrigação do registro no SIF. Caso contrário, a Nestlé deixaria de negociar com produtores de Conservatória.

Na ocasião, a Cooperativa procurou o responsável técnico junto à Secretaria de Estado de Agricultura, Mauro Contrucci, que não tinha poderes para resolver o problema, por ser responsável pela fiscalização estadual e não federal.

“Surpreendidos, pegamos todos os documentos oficiais, emitidos pelo SIF, que informavam da não necessidade de inspeção federal e procuramos a Nestlé para tentar o entendimento. Mas concluímos que na verdade houve um erro de interpretação por parte do fiscal do SIF que vistoriou a Cooperativa naquela época”, resumiu Mauro Contrucci.

Em junho de 2012, um fiscal do SIF esteve na Cooperativa e, desconhecendo decisões anteriores, foi taxativo e lacrou todos os tanques, impedindo a continuidade de suas operações, alegando a falta de condições para funcionamento.

“Em meio à incerteza quanto o futuro, procuramos o deputado André Corrêa, buscando ajuda. Dias depois, ele visitou a Cooperativa, se reunindo com os produtores, juntamente com o deputado federal Leonardo e o Dr. Pedro Cabral (então-superintendente regional do Ministério da Agricultura). A partir desse encontro iniciou-se a articulação, junto às autoridades federais”, lembrou Mauro Contrucci.

“Agradeço aos deputados André Corrêa e Leonardo pela importante colaboração que prestaram para reabrir a Cooperativa”, assinalou o presidente José Carlos Pereira.

Em 2006, a Cooperativa de Barra Mansa assumiu a negociação do leite de Conservatória, inclusive adiantando pagamentos, o que resultou numa dívida que soma hoje cerca de R$ 40 mil. Somente agora esse débito poderá ser quitado. Para isso, realizou-se um leilão de gado, em 26 de janeiro, com cerca de 50 bezerros, no Hotel Acalanto, em Conservatória.

Com os recursos arrecadados nesse leilão, a Cooperativa espera poder pagar sua dívida com a entidade de Barra Mansa e ganhar vida nova, sem dívidas e com seu registro no SIF assegurado.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin