Notícias

Você está aqui

André Corrêa trabalha por duas escolas da Faetec em Valença

Líder do Governo entende que não basta esforço pela vinda de novas empresas, é preciso assegurar mão de obra capacitada para atender necessidades das novas tecnologias

RIO - Em 27 de outubro, o deputado André Corrêa (PSD) reuniu-se com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. A pauta da reunião, ocorrida no gabinete do secretário, no Centro do Rio, foi a abertura de dois centros de capacitação profissional da Faetec em Valença: o deputado propõe um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), para o setor de metalurgia, e um Centro Técnico de Ensino Profissionalizante (CETEP), para a indústria da moda.

A abertura de oportunidades, sobretudo para a juventude, revelou escassez de mão de obra em diversos locais no Brasil. O município, que ainda deve receber novas empresas, sofre com a carência de técnicos e não possui escolas capazes de preparar profissionais para suprir as milhares de vagas oferecidas.

Preocupado com um possível “apagão de mão de obra” que desafia a permanência das empresas, André Corrêa defende que a agenda do crescimento de Valença passe pela qualificação: os investidores que optaram por Valença, a partir da lei de sua iniciativa, responsável pela redução de impostos, possam encontrar, no próprio município, profissionais capacitados.

- Minha prioridade neste mandato é construir alternativas de qualificação profissional para os valencianos melhorarem sua capacidade de se empregar, justificou.

Segundo levantamentos, 12 das empresas implantadas, ou em adiantada fase de instalação, pertencem ao ramo de metalurgia ou agregam processos metalúrgicos em suas linhas de produção. Outras quatro fábricas são confecções que igualmente necessitam de profissionais qualificados para operação em equipamentos informatizados e máquinas de costura com tecnologia de ponta.

Na onda dos novos investimentos que contemplam o estado do Rio, somando-se às 21 novas empresas em Valença, a região recentemente viu confirmadas a expansão da fábrica da MAN (Volks caminhões e ônibus), em Porto Real, e a construção das unidades da Nissan (automóveis), em Resende, e da Hyundai (máquinas pesadas), em Itatiaia.

O secretário Alexandre Cardoso anunciou intensão de criar os dois centros de capacitação e já determinou aos técnicos da Secretaria o inicio dos estudos necessários para abertura das unidades da Faetec em Valença, ainda em 2012.

- Através dos CVTs oferecemos cursos de acordo com as demandas vocacionais das regiões. Hoje, preparamos técnicos capazes de operar as mais modernas máquinas e o índice de empregabilidade dos formados beira os 100%, revelou o secretário.

Inscreva-se para se manter atualizado e receber notícias sobre o meu mandato para a sua cidade.

Comentários no Facebook

Você também pode gostar de

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook

  • Twitter

  • Instagram

  • Youtube

  • Linkedin