Programa beneficiará cerca de 18 mil idosos em todo o Estado do Rio
Duas academias ao ar livre foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (22/11) nos municípios de Valença, no Centro Sul, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As unidades fazem parte do Programa 3ª Idade Saudável, já lançado em outras 19 cidades fluminenses pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV).
A primeira unidade inaugurada nesta sexta-feira foi a de Valença. Durante o evento, o secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, explicou o diferencial da Academia da Terceira Idade (ATI) que, até o fim do ano, será instalada em 45 municípios.
- São diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso. O programa se diferencia por ter todas as atividades acompanhadas por profissionais da área. Cada equipe é formada por um professor de educação física, um fisioterapeuta, um técnico de enfermagem, um nutricionista e um apoio - disse.
O programa beneficiará cerca de 18 mil idosos no Estado do Rio. Em todas as unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia. Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazerem alongamento.
Para participar das aulas, o idoso pode procurar o professor de educação física da academia do seu município, dentro do horário das atividades, para fazer sua inscrição e pegar as orientações necessárias.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida