Na mesma cerimônia, Município também recebe automóvel do Governo do Estado para combate à dengue
RIO DE JANEIRO - O Governo do Estado promoveu cerimônia para entregar equipamentos que foram destinados a quatro novas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) para o Hospital Escola.
O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (2 de fevereiro), no Palácio Guanabara, e contou com a presença do do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do vice-governador Luiz Fernando Pezão; e do deputado André Corrêa, autor da emenda ao orçamento que permitiu a liberação dos equipamentos. Representou a CESVA/FAA o diretor, Thiago José Gomes Faria.
INVESTIMENTO NA SAÚDE
A iniciativa integra o Programa de Ampliação e Modernização de leitos de CTI da Secretaria de Estado de Saúde (SES), como parte da nova fase do Programa de Apoio aos Municípios.
Foram cedidos ao Hospital Escola os seguintes equipamentos para montagem das novas UTIs: quatro camas, quatro monitores e quatro ventiladores. O Hospital recebeu ainda um carrinho de parada cardíaca (armário com equipamentos médicos e de enfermagem) e um desfibrilador.
O deputado André Corrêa ressaltou que a atual gestão da saúde pública beneficia diretamente o município:
- O investimento em leitos de UTI ultramodernos reafirma a nova forma do estado gerenciar a Saúde e preocupação do Governo do Estado com o bem-estar da população em Valença. Foram investidos recursos dos governos federal e estadual e haverá também investimento por parte dos municípios que estão recebendo os benefícios. Quando os governos se entendem, a população é a maior beneficiada. Nenhum centavo é desperdiçado, pois temos a integração entre os poderes Executivo e Legislativo - destacou.
COMBATE À DENGUE
Durante a cerimônia, também foi entregue um automóvel Renault Clio zero km para ser utilizado pelos agentes de saúde de Valença no combate à dengue.
Em contrapartida, município se comprometeu a executar ações de prevenção à doença, recomendadas pela Secretaria de Saúde, dentro da campanha “10 minutos Contra a Dengue”.
A prefeitura terá de enviar para a Secretaria estadual de Saúde, uma vez por mês, relatório das atividades que o carro efetuou: quantas visitas fez, quantos quilômetros percorreu, se precisa de manutenção, ou não; e se está parado, ou não; dentre outras informações.