VALENÇA - O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, pagou em 19 de junho, a primeira parcela referente à desapropriação das instalações do Hospital Geral, no valor de R$ 3,5 milhões. Acompanhando do deputado André Corrêa, o provedor Luiz Sergio Leite Pinto esteve no Rio, quando recebeu o cheque administrativo referente ao valor da parcela.
A pedido do deputado André Corrêa, a Provedoria da Santa Casa priorizou o pagamento dos passivos trabalhistas dos ex-funcionários do Hospital Geral. E assim, no último dia 28 de junho, com presença do deputado, a Provedoria iniciou o processo de pagamento de salários atrasados. Na ocasião, 80 ex-funcionários do Hospital Geral receberam o montante de cerca de R$ 1,5 milhão.
Pagamento de ex-funcionários é priorizado
“Fico feliz ao ver concretizada a desapropriação e com a decisão do provedor Luiz Sérgio de priorizar, a meu pedido, o pagamento desses servidores que dedicaram toda a sua vida ao atendimento no Hospital Geral e que não tinham a menor perspectiva de receber os seus direitos”, assinalou o deputado.
Já o provedor Luiz Sérgio destacou: “é um dia muito feliz para Valença, para aqueles que vão receber os seus direitos trabalhistas e especialmente para a Irmandade e para o seu provedor. Foi graças ao apoio do deputado André Corrêa que o Governo do Estado assinou decreto de desapropriação das instalações da Santa Casa. E é compromisso do provedor pagar os direitos a todos aqueles que trabalharam aqui”, apontou o provedor.
Alto astral de ex-funcionários marca ato de pagamento
No dia do pagamento dos direitos trabalhistas, o auditório da Santa Casa ficou pequeno para um clima de tanta alegria. Ex-funcionários, seus familiares e amigos lotaram o auditório para o ato que foi aberto com a presença do deputado André Corrêa: “Ver um esforço tomando forma na realidade e melhorando a vida das pessoas é algo que me gratifica sempre. Depois de anos e anos de falta de esperança, mais um passo desta luta foi dado e os ex-funcionários começaram a receber seus direitos”, comemorou o deputado.
Assim, foi dado mais um passo no processo de recuperação do Hospital Geral. A expectativa é que ao longo do mês de julho seja fechado o edital de licitação das obras, sendo enviado ao Tribunal de Contas do Estado.
Após as obras, o futuro Hospital Regional vai estar equipado com 20 leitos de UTI adulta e 20 de UTI neonatal e o total de 76 leitos para atendimento de seus pacientes. O Hospital necessita de ampliações em seu prédio, que será ampliado dos cerca de 4.200 para 4.700 metros quadrados. Também integram o pacote de obras, um sistema de ar condicionado central e novos elevadores, mais modernos e adequados ao porte do hospital.
A previsão é que as obras durem mais de um ano. Ao conhecer o projeto para o Hospital Geral, o deputado André Corrêa afirmou: “A esmagadora maioria dos Valencianos, que quer o bem da nossa terra, asseguro que vou continuar me esforçando ao máximo para que o nosso Hospital renasça revigorado o mais rápido possível e cumpra o seu papel de salvar vidas, agora, não só de Valencianos mais também de outros municípios da região.
Como dizem os poetas: um sonho que sonha junto tem mais chance de virar realidade. Que assim aconteça: ESSE HOSPITAL É PARA PRÓXIMAS GERAÇÕES E NÃO PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES”.