Os 160 anos da cidade foram comemorados pelo Governo Municipal com a inauguração de duas quadras esportivas: uma no bairro Monte d’Ouro e outra, no distrito de Conservatória. No Monte d’Ouro, várias autoridades estiveram presentes ao encontro, entre elas, o prefeito Fernandinho Graça e o deputado estadual André Corrêa. Já em Conservatória, Felipe Bornier também compareceu.
A agenda de inaugurações teve início na tarde do dia 29 de setembro, na quadra do Monte d’Ouro. Além do prefeito, do deputado e do ministro, compareceram à cerimônia os vereadores Rafael Tavares, Pedro Graça, Silvio Graça, Celsinho do Bar, David Nogueira e Fábio Antônio Jorge. Os secretários Hiram de Avelar (Governo), Denise de Souza (Administração), Soraia Graça (Saúde), Roseli Moreira (Assistência Social) e Rosimere (Fazenda) também estiveram presentes. A cerimônia foi aberta pelo secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rômulo Milagres, que falou sobre a importância deste Governo conseguir apresentar resultados como este, duas quadras novas, em tempos de crise. Ele aproveitou para agradecer ao deputado André Corrêa pelo empenho em ajudar o Município, e ao ministro Leonardo, por prorrogar o prazo para a utilização do recurso, que corria o risco de ser perdido. Rômulo ainda pediu à comunidade que ajudasse a manter o local preservado e lamentou depredações ocorridas em outras obras já finalizadas.
A seguir, quem discursou foi Felipe Farias, ex-vereador que, à época, conseguiu junto ao deputado Luiz Sérgio, os recursos para a realização da obra. Ele comentou sobre a importância de empregar programas de incentivo ao esporte no local e agradeceu a singeleza na homenagem concedida ao seu avô, Joaquim Fernandes Farias, que nomeia a quadra. Para o vice-prefeito Hélio Suzano, essa inauguração demonstra o amadurecimento do político em Valença, já que o trabalho é o resultado da união de todos.
Parceria funcionando
O deputado André Corrêa fez uso da palavra para falar da parceria que está funcionando na cidade e que levou à vitória nas urnas. André ressaltou que essa parceria se mantém através do apoio incondicional da Câmara de Vereadores ao Governo Municipal e elogiou o irmão Saulo Corrêa, presidente dessa Casa de Leis, pelos esforços em economizar e fazer o retorno dessa economia para a cidade. “E em breve, teremos boas notícias para dar sobre o Hospital!”, afirmou ele. Segundo Saulo, a Câmara deve devolver ao Município cerca de R$ 1,2 milhões em janeiro de 2018. André ainda criticou aquelas pessoas que torcem para que tudo dê errado.
Fernandinho Graça foi o último a falar e agradeceu a todo o seu secretariado e funcionários, que têm se empenhado para atender a população. Disse que o funcionalismo tem se sentido prestigiado pelo Governo e que vem demonstrando isso constantemente. Como exemplo, falou que o Desfile realizado no dia 28 de setembro, véspera do aniversário da Cidade, foi idealizado e promovido pelos servidores. Lembrou algumas obras que estão em execução, como a reforma dos passeios da rua Júlio Furtado, no trecho entre a Vito Pentagna e a entrada do Dival. Ao final do discurso, informou que pretende construir um Parquinho Infantil ao lado da quadra do Monte d’Ouro.
Ao final dos discursos, houve o descerramento da placa, que homenageia Joaquim Fernandes Farias. A seguir todas as autoridades se dirigiram para Conservatória, para a inauguração de mais uma quadra, esta em homenagem à cidadã Adalgiza Maria de Carvalho. O deputado federal Felipe Bornier esteve presente no distrito, já que o recurso para aquela obra partiu de emenda de sua autoria, além da vereadora Fabiani Vasconcellos, autora do projeto que nomeia a quadra.
Jornal Local - Edição 566