O projeto do Centro de Recria de Novilhas Leiteiras para atender aos pequenos produtores de Valença e região do Vale do Rio Preto foi apresentado ao secretário de Agricultura, Christino Áureo, em seu gabinete no Centro do Rio, na última quarta-feira (29). A reunião foi articulada pelo deputado estadual André Corrêa com participação do presidente da FAA, Dr. José Rogério; da presidente da Emater-Rio, Stella Romanos; do técnico agropecuário, Mauro Contrucci; do assessor da FAA, Hélio Suzano e do chefe da Emater-Valença, Humberto Piauí.
O objetivo do futuro centro, com cerca de 6 hectares, a ser construído na Fazenda Escola da FAA, é buscar oferecer maiores índices de produtividade, especialmente ao pequeno produtor, explorando melhor o potencial da região que é a segunda bacia leiteira fluminense. O centro fornecerá novilhas gestantes sem custo aos pequenos produtores. Segundo estatística da Secretaria de Agricultura, atualmente, Valença possui o maior índice de ociosidade do setor leiteiro no Estado do Rio de Janeiro.
Para o deputado André Corrêa, o projeto irá impulsionar a economia da região: "o Centro terá condições de entregar uma novilha a cada pequeno produtor do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), serão cerca de 200 novilhas ao final de 4 anos".
Paralelamente, o projeto prevê assistência aos produtores com técnicos. Segundo o Dr. José Rogério, a Faculdade de Medicina Veterinária vai atuar junto a produtores assistidos pelo Centro de Recria: "além de distribuir animais com alto valor zootécnico, vamos capacitar técnicos e disponibilizar a estrutura da FAA, inclusive com assistência médica, odontológica e jurídica, aumentando a produtividade e aumentando a qualidade de vida no meio rural", avaliou.